Memória Titulo MEMÓRIA
Um congresso que tem muito a ensinar
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos exatamente, no sábado, 27 de julho de 1985, encerrava-se em São Bernardo o I Congresso de Educação. Se na sessão de abertura destacaram-se os políticos, na de encerramento marcou presença o educador, simbolizado na mesa principal pela professora Dulce Donadelli Pinto, secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes de São Bernardo. E esta foto, reproduzida três décadas depois, é a mesma que ocupou a primeira página do Diário no domingo, dia 28.

Nunca o pavilhão Vera Cruz reuniu tantos professores – claro, com destaque para a mulher educadora.

E a primeira página do Diário traz três conclusões alinhavadas pela professora Dulce que se destacaram no Congresso de Educação e do III Simpósio de Educação Pré-Escolar:

Conscientização do educador quanto ao papel de agente de mudança da sociedade;
Percepção da incompatibilidade entre esse papel e o tratamento que o educador recebe hoje;

Conscientização para o fato de que o aluno deve ser educado de forma crítica para que possa mudar as estruturas corrompidas da sociedade.
Repetimos: era julho de 1985. O que mudou de lá para cá? As palavras da professora Dulce deveriam ainda ressonar do palco histórico-sagrado da Vera Cruz para todos os recantos da cidade, região, Estado e País. Ou não?

Diário há 30 anos

Sábado, 27 de julho de 1985 – ano 28, nº 5887

São Caetano – O prefeito Walter Braido desafia a Nova República: que os novos mandatários do País identifiquem e punam os responsáveis pela dívida externa brasileira. “O País está cansado de ser assaltado”, declarou o prefeito em pronunciamento na Câmara, durante sessão solene comemorativa ao aniversário de São Caetano.

Educação – Ensino demais reduz capacidade de aprender, afirma Áurea de Toledo Piza, educadora, durante o I Congresso de Educação promovido em São Bernardo.

Arquitetura – O arquiteto andreense Euclydes Rocco Junior ultima preparativos para a exposição dos seus projetos no Clube de Engenharia. Já selecionou 140 fotos e 65 projetos.

Música – Tim Maia vem ao Grande ABC e apresenta-se na Danceteria Adrenalina.

Esportes - Santo André alcança o hexacampeonato dos Jogos Regionais disputados em Santos.

Polícia – Cinco assassinos caçados em Mauá.

Hoje

Dia Nacional do Despachante

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Dia do Motociclista

Dia do Pediatra

Em 27 de julho de...

1915 - Prefeito Saladino Cardoso Franco manda calçar com pedregulhos várias ruas de Santo André onde o trânsito de veículos é mais frequente.

A guerra. Do noticiário do Estadão: “Ocupação da ilha de Pelagosa pelos italianos.”
Comissão Artístico-Cultural de São Bernardo toma posse. É formada por Paulo Ferreira, Adir Monteiro, Jorge Rahme e os vereadores Américo de Moraes, Mauricio de Castro, Ezio Gambini e Emilio Escudeiro.

Motoristas da Prefeitura de São Bernardo reúnem-se na Divisão de Oficinas e Manutenção para comemorar o Dia de São Cristóvão. Prefeito Aldino Pinotti entroniza a imagem do santo nos jardins da repartição, à Avenida Caminho do Mar. A imagem recebe a bênção do padre Fiorente Elena.

GE e Casas Bahia homenageiam o massagista Mário Américo, da Seleção Brasileira tricampeã no México, presenteando-o com uma máquina de lavar roupas

Santo André FC ressurge oficialmente.
O chamado Esquadrão da Morte massacra marginais em São Paulo.

Barro Paulista

Nossa Senhora do Rosário. Século 19. Barro cozido e policromado. Proveniente de Santa Isabel.
Imagem faz parte da exposição “Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido”. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

Santos do Dia

Aurélio de Córdova

Maria Madalena Martinengo

Natália

Pantaleão

Municípios paulistas

Hoje é aniversário de Agudos, Jardinópolis, Pitangueiras e São José dos Campos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;