Internacional Titulo
Quatro mortos em enfrentamentos com a polícia no Haiti
Da AFP
09/04/2005 | 19:36
Compartilhar notícia


Pelo menos quatro pessoas morreram neste sábado, em Porto Príncipe, em um enfrentamento com policiais, entre eles o autoproclamado comandante dos ex-militares haitianos, o ex-sargento Ravix Remissainthe. As informações são de Gessis Coicou, porta-voz da polícia haitiana.

Os corpos de três dos mortos, entre eles o de Remissainthe, foram levados ao necrotério do hospital geral, o maior da capital, afirmaram fontes do centro assistencial. Os enfrentamentos ocorreram no bairro de Delmas, um setor pobre da capital haitiana, com a participação de partidários do ex-presidente do Haiti, Jean Bertrand Aristide, precisou Gessis Coicou.

A polícia nacional haitiana lançou, em fevereiro passado, uma operação para encontrar os ex-militares, entre eles Ravix Remissainthe, por seu envolvimento nos supostos assassinatos de quatro policiais haitianos em seis de fevereiro. Até o final do mesmo mês, o primeiro-ministro, Gérard Latortue, aumentou para R$ 28 mil a recompensa oferecida pela captura dos autores. Mas o ex-comandante continuava fugindo da polícia, apesar de ter dado entrevista para uma rádio. O tiroteio de hoje gerou pânico entre os moradores da capital, com carros se movimentando por todos os lados. As ruas de alguns bairros ficaram completamente vazias.

O governo de Haiti calcula que 6.477 ex-militares estão no país. Estes ex-soldados participaram, no início de 2004, da rebelião que acabou com o governo de Aristide, exilado na África do Sul.

A Polícia do Haiti destacou que foram adotadas diversas medidas, junto com a ONU (Organização das Nações Unidas), para garantir a segurança nos grandes locais de acesso a Porto Príncipe. "Temos informação sobre o deslocamento perto da capital de partidários do chefe militar. Estamos reunindo nossas tropas" disse a Polícia.

Na próxima semana, o Haiti vai receber uma missão excepcional do Conselho de Segurança da ONU, para avaliar a situação do país, o mais pobre do continente americano. Entretanto, as eleições municipais, legislativas e presidenciais estão previstas para o fim do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;