Economia Titulo
Suíça Amanco compra fábricas da Akros no Brasil
Do Diário do Grande ABC
06/10/1999 | 15:57
Compartilhar notícia


O Grupo suíço Amanco, que já atua no país através da Fortilit, anunciou nesta quarta-feira que adquiriu o controle da Akros, com sete fábricas, um dos maiores fabricantes de tubos e conexoes de pvc do País, por valor nao revelado, mas superior a US$ 100 milhoes, segundo analistas do setor plástico nacional. O presidente do Grupo Amanco, o brasileiro Júlio Moura anunciou a compra e a integraçao da Akros a Amanco, que já tem sua maior fábrica no País, em Sumaré.

O nome Akros será mantido e o Grupo Amanco pensa em expansao de suas atividades. A fábrica da Amanco em Sumaré representou um investimento de US$ 120 milhoes, sendo que ela possui outra em Jaboatao, em Pernambuco. Moura é brasileiro de Santa Catarina, e entende que "a idéia do Grupo Amanco é fixar fortemente sua presença no País, dai a compra da Akros e também da implantaçao da sua própria fábrica em Sumaré".

De origem suíça, o Grupo Amanco atua há mais de 50 anos no mercado de materiais para construçao. Na América Latina é líder na fabricaçao de tubos e conexoes em PVC e possui 30 empresas e seis mil funcionários em 13 países. No Brasil, iniciou suas atividades em 1991, quando adquiriu a marca Fortilit, que trabalha com produtos das linhas Predial, Irrigaçao, Geomecânico, Elétrica e Infra-estrutura. Os mais de 700 produtos Akros, somados aos da Fortilit, vao possibilitar ao Grupo AMANCO ter a mais completa linha de produtos hidráulico-sanitários do Brasil.

Júlio Moura explicou que "o negócio feito agora vem ao encontro de nossa visao de longo prazo com relaçao ao Brasil e da estratégia do grupo de agregar valor para seus clientes por meio de uma linha completa de produtos, aliada à qualidade de fabricaçao e de serviços". A Akros foi a primeira empresa do setor a receber a certificaçao ISO 9002, referente ao sistema de qualidade na produçao compostos de PVC para fabricaçao de tubos, conexoes e acessórios sanitários.

A aquisiçao e manutençao das duas marcas permitirá ao Grupo Amanco ampliar sua linha de produtos e também seu sistema de distribuiçao no Brasil. A Akros tem cerca de 25 mil clientes no segmento de varejo. A Fortilit possui uma carteira de 5 mil clientes, em sua maioria de grande porte.

A capacidade de produçao instalada do Grupo Amanco no Brasil também sofrerá um aumento significativo. O Grupo, que já possuía fábricas em Sumaré (SP) e Jaboatao (PE), passa a contar também com as unidades Akros localizadas em Joinville (SC), Uberaba (MG) e Extrema (MG).

Moura também revelou que no caso da Akros, "esse respeito pela empresa será demonstrado pela permanência de seus diretores e com a presença dos ex-acionistas no conselho de administraçao, como forma de garantir índices elevados de qualidade, produtividade e satisfaçao de seus clientes".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;