Setecidades Titulo
Polícia apreende alimentos com validade vencida no Carrefour
Por Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
13/07/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


A polícia apreendeu nesta terça-feira cerca de 130 produtos com prazo de validade vencido das prateleiras do supermercado Carrefour do bairro Homero Thon, em Santo André. A maioria era de alimentos do setor de congelados. A equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) ainda constatou fraude numa peça de mortadela, que teve a data de vencimento alterada pela loja.

Na operação, duas pessoas foram detidas, o gerente de loja E.F.S, 33 anos, e o funcionário R.P.S, 41 anos, responsável pelo setor e que já tinha passagem pela polícia. O delegado titular do SIG, Georges Amauri Lopes, explica que a prática configura crime contra as relações de consumo e pode render de dois a cinco anos de detenção, além de multa. Segundo o delegado, é a primeira vez que uma loja de grande rede de supermercados é autuada. "Já fizemos blitz em mercados de porte médio, mas no Carrefour era inédito. Recebemos a denúncia de uma consumidora, que comprou um queijo com prazo de validade vencido. E seguimos com a investigação."

Entre os produtos retirados das prateleiras, pães, salsichas, iogurte, margarinas, queijos e até bombons recheados, além de peixes, camarão e empanados. Muitos itens estavam vencidos há mais de uma semana, e outros tinham prazo expirado há um mês. O recordista foi um pote de cereja em conserva, válido até março do ano passado, mas ainda em exposição.

Para o delegado, mais grave do que vender produtos impróprios para o consumo é alterar os dados originais para despistar o cliente e o consumidor. "Na minha avaliação, o fato de adulterarem a data de validade da mortadela é prova de que agiram de má-fé. O produto venceu dia 11, mas um selo da própria loja informava dia 14. A peça estava ali, exposta no balcão de frios. E um pedaço já havia sido vendido."

A direção do Carrefour de Santo André garante que vai abrir sindicância para apurar se houve falha dos funcionários e que os responsáveis serão punidos. Através da assessoria de imprensa, o Carrefour informa que não é filosofia da empresa deixar qualquer produto com prazo de validade expirado nas prateleiras. A assessoria informou ainda que uma rigorosa inspeção é feita todos os dias para verificar os prazos de validade, e que a loja da Homero Thon tem sido visitada por fiscais de órgão sanitários, sem que nada tenha sido constatado.

O delegado Lopes orienta que o consumidor denuncie à polícia quando se deparar com produtos em exposição fora do prazo de validade. "É importante para que os responsáveis sejam punidos e não vire uma prática comum nos supermercados." O telefone da SIG para denúncia é o 4992-9580.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;