Cultura & Lazer Titulo
Comemoração de 458
anos com velha guarda
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/08/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


O clima sertanejo irá tomar conta de São Bernardo no fim de semana. No sábado, a cidade celebra aniversário de 458 anos e as comemorações contam com shows de alguns fortes nomes do estilo musical. Toda a programação é gratuita.

Mas ao invés de apostar no subgênero conhecido como ‘universitário', a Prefeitura traz como atrações principais representantes da velha guarda da música caipira. Em palco que será montado no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50), as atividades no sábado começarão às 13h. Durante todo o dia, os cantores Diney Alves e Felipe Haniel e as duplas Lincon & Luan, Christian & Daniel e João Marcos & Marcel, além do Grupo Razão, prometem aquecer o público para as grandes figuras que irão se apresentar somente à noite. Uma delas é o veterano Sérgio Reis, que deve relembrar clássicos dos mais de 50 anos de estrada. Quem completa a lista é o cantor Edson. Ele retorna a São Bernardo em carreira solo e repertório baseado no CD 'Voz e Violão', lançado neste ano.

A celebração continua no domingo, também a partir das 13h no Paço Municipal. Entre as performances programadas para a tarde estão as das duplas Roger & Rogério, Diego & Juninho, Alex Sandro & Marcelo e do conhecido grupo Art Popular. Mas todas as atenções estarão voltadas para Zezé Di Camargo & Luciano. Sucessos como 'É o Amor', 'Mexe Que É Bom', 'Faz Mais Uma Vez Comigo' e 'Indiferença' não devem faltar no set list dos irmãos, que se preparam para gravar em setembro DVD em comemoração a seus 20 anos de história.

O espírito sertanejo embala também o Parque Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980). No domingo, às 16h, o espaço recebe o '1º Encontro de Orquestras de Viola', que irá reunir grupos da região, como a Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá e Orquestra de Violeiros de Rio Grande da Serra. O programa faz parte do projeto 'Toca Viola'.

Não somente com música a data especial da cidade será comemorada. A Pinacoteca Municipal (Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4056) abre as portas para receber as discussões do 1º Fórum Internacional de Artes Populares. O encontro deve reunir representantes de diferentes países da América do Sul e dos Estados Unidos para trazer à tona a atual situação do intercâmbio cultural existente entre o Brasil e o vizinhos do continente.

Parte das discussões vai relatar como essa difusão de conhecimento influenciou algumas estruturas da cidade e apontar novos caminhos para o desenvolvimento nas áreas urbanas, no setor turístico e nas ações culturais locais. O fórum ocorre no sábado, das 8h às 18h, e no domingo, das 14h às 17h30. A entrada é franca.

As atividades de aniversário seguem até o fim do mês. Debates temáticos, exposições e mais shows complementarão a festa. Toda a programação pode ser conferida no site oficial da Prefeitura de São Bernardo (www.saobernardo.sp.gov.br).

Mostra mistura cinema e cidadania

Aproveitar a produção cinematográfica para discutir problemas ligados à sociedade. Esse é o objetivo da Mostra de Cinema e Cidadania, que começa hoje em diferentes pontos de São Bernardo. As sessões gratuitas ocorrem em diversos horários e seguem até dia 5.

O festival apresenta seleção especial de 18 filmes em acervo que mistura produções nacionais e internacionais. As exibições fazem parte do calendário de comemoração do aniversário da cidade.

Os títulos contam com roteiros que abordam temas voltados ao meio ambiente e sustentabilidade, violência, questões ligadas aos direitos humanos e outros assuntos pertinentes a complicações da vida urbana. Além das sessões convencionais, debates movimentarão alguns encontros.

Entre as obras selecionadas para o evento estão o blockbuster brasileiro 'Tropa de Elite 2' (2010), 'Bicho de Sete Cabeças' (2001), 'O Dia Depois de Amanhã' (2004), 'Ensaio Sobre a Cegueira' (2008) e os documentários 'Ônibus 174' (2002) e 'Uma Verdade Inconveniente' (2006).

Outro filme em destaque é 'Entre a Luz e a Sombra' (2009). O documentário de Luciana Burlamaqui apresenta a vida de algumas figuras no antigo presídio do Carandiru, em São Paulo. A diretora é convidada de mesa-redonda sobre direitos humanos que ocorre na segunda-feira, a partir das 19h30, no teatro do Cenforpe Ruth Cardoso (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201. Tel.: 4390-4601). O debate também contará com a presença do antropólogo Tião Rocha e da secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho.

A lista de locais que abrigam as sessões e toda a programação estão no site da mostra (www.mostracinemaecidadania.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;