Setecidades Titulo
Apae de S.Caetano inaugura centro de equoterapia
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
09/10/2003 | 22:50
Compartilhar notícia


Com investimento de R$ 345 mil, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Caetano inaugura nesta sexta-feira pela manhã o Centro de Equoterapia Américo Gomes da Costa. O novo espaço, instalado em área urbana de 600 mil m², irá auxiliar no tratamento de pessoas portadoras de deficiências múltiplas. Dois cavalos serão usados no tratamento. Em uma primeira etapa, 33 alunos da própria instituição e 24 da Escola de Educação Básica Anne Sullivan, também da cidade, participarão gratuitamente das atividades, durante seis meses. Em janeiro de 2004, o atendimento será estendido para toda a comunidade.

A equoterapia é uma técnica que, por meio do contato entre paciente e cavalo, estimula o equilíbrio, exercita a musculatura, auxilia o controle da postura e aumenta a auto-estima das pessoas portadoras de deficiência. O encaminhamento dos alunos e pacientes para o centro será feito somente com indicação médica, independentemente da patologia, afirmou a diretora da Apae, Magali de Cássia Rosolen. A avaliação é realizada por dois médicos – neurologista e ortopedista – da instituição.

O tratamento tem duração média de seis meses. Após esse período, segundo Magali, novas turmas serão formadas. Cada sessão de terapia, uma vez por semana, de segunda a sexta-feira, irá durar 30 minutos. A equipe será integrada por dez profissionais, inclusive o auxiliar-guia e o condutor dos animais. “É um recurso terapêutico que traz resultado satisfatório em pouco tempo”, afirmou a diretora.

Com o diferencial de estar localizado em uma área urbana, o que não ocorre com a maioria dos centros de equoterapia situados às margens de rodovias, o novo serviço fica em frente ao atual prédio da Apae – na rua Xingu, 70, no bairro Santa Maria. Além da pista de 190 m², o local dispõe de recepção, enfermaria, dois estábulos, área para higiene dos animais e rampa para montaria. Brinquedos e equipamentos pedagógicos e fisioterápicos, como mantas, rédeas, barrigueiras ortopédicas, estribos, cabrestos e selas, foram adquiridos para permitir o desenvolvimento dos trabalhos.

Municipal – A Prefeitura de São Caetano inaugurou em setembro de 2002, o Centro Municipal de Equoterapia, Recreação e Lazer Luiz Alberto Castro, no bairro Prosperidade, mas até hoje não foi utilizado para a atividade terapêutica.

Além de São Caetano, São Bernardo possui o Centro Municipal de Equoterapia Governador Mário Covas, no bairro Petrópolis, que atende 240 pacientes por mês, segundo o coordenador Carlos Marcílio Vieira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;