D+ Titulo
Sandálias gladiadoras ganham as ruas e viram hit da estação
Por Fabiana Piasentin
Do Diário OnLine
24/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Galdiadoras da Shoestock

As sandálias gladiadoras causaram uma certa estranheza quando apareceram nos pés das celebridades internacionais. No Brasil, surgiram timidamente no verão 2006/2007 e, ao que tudo indica, serão o hit desta estação. Apostando no sucesso do modelo, a maioria das marcas nacionais investiu pesado nas gladiadoras, que já começam a fazer a cabeça — e os pés — das brasileiras.

As representantes originais surgiram no Império Romano e eram utilizadas nas lutas entre gladiadores no Coliseu. Precisavam ser resistentes, por isso eram feitas com tiras grossas de couro e tecido. Durante esse período, elas também indicavam a classe ou grupo social de cada indivíduo — os modelos com tiras amarradas na panturrilha eram utilizados por pessoas de grau mais elevado na sociedade, como senadores e cônsules.

Nos tempos modernos, foram as atrizes de Hollywood, como Gwyneth Paltrow e as gêmeas Olsen, e as top models, como Naomi Campbell, que ajudaram a popularizar as gladiadoras. "Kate Moss usou um modelo vintage há um tempo. O estilista Karl Largerfeld gostou e colocou na sua coleção. Depois, todo mundo passou a copiar", conta o consultor de estilo da Shoestock, Arnaldo Silva.

"O inverno foi das sapatilhas, o verão é das gladiadoras. Todo mundo pode usar, inclusive quem é mais 'cheinha'. É um modelo que a gente considera o básico da estação", afirma a consultora de moda e professora da faculdade Santa Marcelina Silvia Sato.

Como usar - Há inúmeros modelos no mercado que poderão agradar até mesmo as mais relutantes. Mulheres básicas e com estilo despojado podem lançar mão das rasteiras - ideais para passeios diurnos e para o trabalho. Para a noite, o modelo de salto é uma ótima pedida. Quem tem perna fina pode usar com shorts. Já aquelas com mais curvas podem combinar as gladiadoras com vestidos trapézios, de formas mais amplas.

A consultora também alerta que não é preciso abrir mão do estilo próprio para usar as gladiadoras. "Para uma produção de praia, o modelo rasteiro é super bonito. Se você pegar uma gladiadora de verniz preta salto alto, com fivelas, pode ficar com uma cara urbana, meio punk, meio rocker. Já se for em tom marrom, dá para jogar um vestidão estampado e ficar com uma cara mais folk, mais hippie", orienta.

Aposta das marcas - De olho no público em potencial das gladiadoras, a maioria das marcas de calçados colocou os modelos nas suas coleções primavera/verão. "Apostamos no couro, nos rústicos. As sandálias com tema mais natural e safári dão um ar mais arrojado e moderno e agradam tanto as mulheres tradicionais quanto as alternativas", afirma Arnaldo Silva.

A Jorge Alex, que vem apostando no modelo desde a coleção passada, inovou nesta estação e combinou características que já caíram no gosto popular - como os saltos Anabela -, ao estilo guerreiro. "Acreditamos que nessa coleção vamos atender a todos os gostos, pois temos desde as mais rústicas até as mais clássicas", explica a gerente de produto da marca, Jane Ferreira.

É consenso que quem investir nas gladiadoras neste verão conseguirá usá-las por mais de uma estação. "Eu acredito que ainda será bacana usar o calçado no próximo verão. O mais legal da produção é usar uma peça atual e misturar com antigas", afirma Silva. "Quem comprou na coleção passada está usando este produto até hoje. Vai permanecer até o final do alto verão", completa Jane.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;