Internacional Titulo
Dudley: mercados não deverão ficar surpresos quando o Fed elevar os juros
12/05/2015 | 05:45
Compartilhar notícia


Os mercados não deverão se surpreender quando o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) iniciar a alta dos juros, disse hoje o dirigente da regional do Fed de Nova York, William Dudley.

Segundo ele, as condições que irão determinar o momento do início do aperto monetário estão "bastante claras" e "os participantes do mercado, assim como os dirigentes do Fed, irão ajustar suas perspectivas quanto ao processo de normalização de acordo com os dados disponíveis".

Isso significa que a alta dos juros não deve chegar como uma grande surpresa, o que também irá ajudar diminuir a turbulência dos mercados quando ela acontecer.

Dudley, que vota nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), não quis tecer comentários sobre quando esse processo deve começar. Em um outro discurso, proferido em abril, ele havia dito que, "se tudo der certo", o aperto monetário deveria começar este ano. Desta vez, entretanto, o dirigente se limitou a reiterar que os juros devem responder ao desempenho da economia e às metas de emprego e inflação. "Uma vez que a perspectiva econômica é incerta, o momento da primeira elevação dos juros também é", disse.

O dirigente também admitiu que, por mais previsível que possa ser a primeira elevação de juros, seria "ingênuo" não esperar algum impacto nos mercados. "Apesar de tomarmos nossas decisões pensando nos Estados Unidos, estamos cientes dos efeitos globais da política do Fed", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;