Cultura & Lazer Titulo
Globo x Record: guerra de gigantes
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
16/03/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Mesmo distante do primeiro posto no mercado televisivo, a TV Record começa a dar pontapés dolorosos no calcanhar de um gigante chamado Rede Globo. Hegemônica há quase quatro décadas, a emissora carioca sente os efeitos dessa investida agressiva e prepara o contra-ataque.

Dados recentes dessa guerra empresarial confirmam que ela está apenas começando. Na última quarta-feira (dia 12), a novela Caminhos do Coração, escrita por Tiago Santiago e exibida, naquele dia, das 22h23 às 23h21, registrou 20 pontos de audiência e superou por 13 minutos a Vênus Platinada. Nesse período, a Globo exibiu o reality show Big Brother Brasil.

A empresa do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, deu outra demonstração de força no último dia 6. Venceu a concorrente entre 23h21 e 0h18, ao apresentar o programa Troca de Família, que, de acordo com dados fornecidos pelo Ibope, atingiu 17 pontos de audiência. Na mesma faixa de horário, a Globo conseguiu 15 pontos em média, com a minissérie Queridos Amigos e o Jornal da Globo.

Hoje em Dia - Um dos principais trunfos da Record na disputa pela atenção dos espectadores é o programa matinal de variedades Hoje em Dia. Comandada pelo jornalista Britto Júnior, a modelo Ana Hickmann, o cozinheiro Edu e a apresentadora Chris Flores, a atração mistura entretenimento e informação. Desde o início de 2007, já venceu diversas vezes o Mais Você, de Ana Maria Braga, que vai ao ar por volta das 8h.

Aliás, foi por causa do programa da Record que a comunicadora implementou mudanças em sua fórmula desgastada. Desde o último dia 10, apresenta suas receitas culinárias ao vivo, do Rio. Outro forte adversário da loira é o jornalístico Fala Brasil, exibido pela TV Record de segunda a sexta-feira, a partir 7h45, e, aos sábados, às 8h30.

Durante o mês passado, o programa apresentado pelos jornalistas Luciana Liviero e Marcos Hummel cravou média de sete pontos, enquanto o Mais Você amargou o segundo lugar, com seis.

Em 21 vezes que os programas foram transmitidos no mesmo horário durante o último mês, a Record venceu sete. Em 13 ocasiões, houve empate.

Fantástico - Um dos programas mais tradicionais da emissora da família Marinho, o Fantástico sofreu bastante com o avanço da Record. De acordo com o colunista televisivo Daniel Castro, em quatro anos, o ‘show da vida’ perdeu o equivalente a toda a audiência do SBT no horário nobre. Foram 7,6 pontos – ou uma cidade de 420 mil domicílios com TV. Em 2004, o programa da Globo tinha 35,8 pontos de audiência na Grande São Paulo. Três anos depois, fechou com 28, 2 de média anual, uma redução de 21%.

Embora a Globo não tenha admitido, a crise provocou o afastamento da veterana apresentadora Glória Maria, em dezembro de 2007, após quase dez anos à frente da revista eletrônica dominical. Atualmente, o canal tenta reconquistar o público com a dupla formada pela bela Patrícia Poeta e Zeca Camargo. Em fevereiro, o Fantástico atingiu 31 pontos.

Isolado em segundo lugar, está o Domingo Espetacular, na Record, sob o comando de Paulo Henrique Amorim. No último dia 9, o programa registrou 14 pontos de média e 18 de pico, entre as 18h40 e as 21h31.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;