Setecidades Titulo Descaso
Árvore sem poda prejudica pedestres em Santo André

Crescimento desordenado atrapalha o caminho de quem precisa passar por calçada

Daniel Macário
Especial para o Diário
01/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Árvore localizada na altura do número 461/465 da Avenida Pedro Américo, na Vila Homero Thon, em Santo André, tornou-se motivo de preocupação para os pedestres e moradores que residem na área. Isso porque o vegetal, plantado há 33 anos, cresce de forma irregular e, após invadir quase todo o espaço da calçada, agora prejudica duas residências da via, sendo que uma delas já apresenta quebra do piso da garagem, além do risco de queda de galhos.

“Em meados de 1990, um carro desgovernado e em alta velocidade bateu de frente com a árvore, fazendo com que ela fosse arrancada do solo e tombada em cima da casa, destruindo o calçamento e quebrando parte do telhado. Com o passar dos anos, a árvore procurou uma maneira de sobrevivência, crescendo sobre os escombros da calçada, e suas raízes aparentes destruíram até o piso de dentro da minha residência”, relata a dona de casa Amanda Santinelli, 35 anos, proprietária das duas casas que ficam em frente à planta.

Segundo a moradora, o problema piorou ao longo dos anos. “O constante entupimento das calhas dos telhados, devido às folhas e flores não terem um ciclo normal de crescimento, ocasiona em dias de chuva transbordo de água das calhas para o estuque, fazendo chover dentro das casas.”

Cansada de arcar com os custos ocasionados pela planta, Amanda abriu vários chamados na ouvidoria do município. “Depois de vários protocolos, alegaram que a árvore não existia. Na última vez que os procurei, em janeiro, funcionários da ouvidoria disseram ter encontrado a árvore, mas que não se constatou motivos que fundamentassem o sacrifício.”

Procurada, a Prefeitura confirmou não ter localizado a árvore em frente ao número 461, apenas no 465 da via. A administração informou ainda que a última poda do vegetal foi realizada em abril do ano passado. O Executivo reforçou ainda que os motivos alegados nas solicitações para remoção podem ser corrigidos com a adoção de medidas para a correção do piso existente.

CARTILHA

Visando sanar dúvidas de moradores referente a problemas com árvores, tais como queda e contato com fiação, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou nesta semana cartilha educativa que orienta as ações que devem ser tomadas em relação aos vegetais que apresentam problemas. O material está no site www.semasa.sp.gov.br.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;