D+ Titulo
Álbuns que fizeram história
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
10/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Mais do que obras de arte, discografias de bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who revolucinaram a história da música. Já as canções sujas e manifestações da norte-americana MC5 serviram de inspiração para toda a geração punk.

Jimi Hendrix apareceu e fez coisas com sua guitarra que ninguém havia tentado até então. Questionou a guerra do Vietnam reproduzindo barulho de bombas com o instrumento. Algo que chocou.

No fim da década de 1960, a geração flower power cantava sobre paz e amor nos Estados Unidos. Na mesma época, na Ingalterra, o pesado Black Sabbath apareceu dizendo que a vida era miserável, que havia fome e pobreza, além de ter influenciado músicos como Rob Zombie e Metallica.

U.F.O influenciou Iron Maiden. Do Brasil, o Sepultura foi referência para Slipknot e toda a geração do new metal.

Toda a história do rock vem sendo escrita desde a metade do século passado, e tudo está bem guardado em álbuns imperdíveis. Aqui vai uma humilde lista que vale a pena ser conferida.

 

REVOLVER - THE BEATLES

Todos os discos da banda são importantes, mas Revolver, de 1966, revolucionou. Além do abuso de efeitos sonoros, criou sons mais pesados, como Taxman.

ELECTRIC LADY-LAND - THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE

A experimentação feita nesse disco de 1968 é revolucionária até hoje. A impressão é de que não havia limites para Hendrix e sua guitarra incendiária.

TOMMY - THE WHO

A obra-prima do guitarrista Pete Townshend saiu em 1969, pouco antes da apresentação no Festival de Woodstock. Foi a primeira ópera-rock lançada. Em 1975, a obra virou filme.

KICK OUT THE JAMS - MC5

A banda barulhenta de Detroit gravou esse disco em 1969. As letras questionam a política, para desespero dos próprios na época. Ali nasceu o que depois seria chamado de punk.

BLACK SABBATH - BLACK SABBATH

Ozzy Osbourne e sua trupe criaram no álbum de estreia em 1970 novo jeito de tocar. Com guitarra pesada e letras macabras, viraram referência para o que veio depois.

KILLERS - ALICE COOPER

Enquanto todos se preo- cupavam apenas com a música, Alice foi além e trouxe para o pal- co sangue falso e guilhotina, teatralizando o rock. Killers, de 1971, é a marca disso.

THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST - DAVID BOWIE

De cara, ele já chocou ao aparecer como andrógeno e fez disso sua marca. O álbum, de 1972, foi referência para a música britânica dos anos de 1980.

DARKSIDE OF THE MOON - PINK FLOYD

O oitavo álbum da banda pode ser considerado o disco perfeito por ser um dos poucos a não ter uma única canção mediana. De 1973, traz Breathe e The Great Gig In The Sky.

A NIGHT AT THE OPERA - QUEEN

Em 1975, Queen se arriscou e foi feliz na proposta: peso e referências de ópera. Vocais magníficos, jamais escutados até então dão brilho a músicas como Bohemian Rhapsody.

POWERSLAVE - IRON MAIDEN

A capa por si só já é um trabalho incrível. O álbum de 1984 traz melodias ricas e belos duetos de guitarra. A turnê teve parafernálias, com palco grandioso, sendo uma das mais extensas.

MASTER OF PUPPETS - METALLICA

Do heavy metal veio o thrash metal, e Master Of Puppets (1986) é um dos discos mais importantes do estilo. Letras inteligentes e músicas inteligentes. Destaque para Battery.

NEVERMIND - NIRVANA

E então surgiu o grunge. Barulhenta, a banda de Kurt Cobain desfilou músicas como Come As You Are e Smells Like Teen Spirit. É referência da década de 1990.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;