Política Titulo
CPI ouve irmao de Tortorello nesta 3ª
Por Alexssander Soares
Da Redaçao
18/05/1999 | 00:30
Compartilhar notícia


A CPI (Comissao Parlamentar de Inquérito) da Transbraçal ouve nesta terça o depoimento de dois dos principais diretores da administraçao Tortorello, entre eles o irmao do prefeito, Antônio de Pádua Tortorello, que é assessor especial de gabinete da Prefeitura de Sao Caetano. O outro é Paulo Bottura, diretor do DAE (Departamento de Agua e Esgoto).

A convocaçao dos "homens-fortes" dos dois governos Tortorello (1989-1992 e a atual) partiu do próprio presidente da CPI, vereador Amaury Laselva (PFL), que vinha evitando envolver o prefeito ou pessoas ligadas a ele nas investigaçoes sobre supostos contratos irregulares entre a Transbraçal e a administraçao.

A decisao de Laselva se deu após o depoimento de Cláudio Demambro, ex-diretor de Serviços Municipais da gestao Antonio Dall'Anese (1993-1996) - até entao principal foco da CPI, já que as irregularidades investigadas diziam respeito ao contrato assinado nos últimos meses daquele governo.

Demambro afirmou à comissao, no último sábado, que as bases do contrato de prestaçao de serviços com a empresa foram firmadas no último ano do primeiro mandato de Tortorello (1992), quando era o presidente da Comissao de Licitaçoes Públicas e Pádua assessorava o prefeito juridicamente.

Segundo Demambro, o governo Dall'Anese só teria dado continuidade aos termos contratuais preexistentes.

As denúncias investigadas pela CPI foram apresentadas pelo vereador Horácio Neto (PT) e questionam três itens do contrato com a Transbraçal: suposto superfaturamento na varriçao de ruas, aluguel de carros que nunca estiveram em poder da administraçao e cobrança de valores acima dos de mercado pelo fornecimento de mao-de-obra de apoio a vários setores da Prefeitura.

O vereador Hamilton Lacerda (PT), integrante da comissao, nao acredita que os depoimentos de Bottura e Pádua prejudiquem Tortorello. Para ele, a convocaçao faz parte da estratégia governista, que seria justamente a de livrar o prefeito de qualquer complicaçao.

O depoimento de Bottura está marcado para as 12h30. Pádua fala às 13h30. Antes deles, a CPI ouve três ex-diretores das administraçoes Walter Braido (1983-1988) e Dall'Anese. Falarao Luiz Carlos Morcelli (Dall'Anese), às 9h30; Filinto Teixeira de Almeida (Braido), às 10h30; e Ubirajara Garcia (Braido), às 11h30.

Os três foram acusados pelo empresário Arnaldo Rodrigues dos Santos, em depoimento prestado à CPI na última sexta-feira, de participar do suposto esquema de favorecimento à Transbraçal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;