Setecidades Titulo Jd.Detroit
Moradores aguardam instalação de parque há 12 anos

Terreno onde deveria ter área verde está tomado por lixo e atrai usuários de drogas

Nelson Donato
Especial para o Diário
20/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O que seria uma obra que traria muitos benefícios à comunidade virou motivo de preocupação para quem mora no Jardim Detroit, em São Bernardo. O projeto para a construção de parque ecológico em terreno na Avenida Jerônimo Moratti, que, segundo moradores, está aprovado há 12 anos, nunca saiu do papel. A área se tornou ponto de concentração de usuários de drogas e descarte irregular de lixo.

O presidente da associação de moradores do bairro, Manoel Rodrigues Moraes, 68 anos, afirma que havia diversas habitações irregulares no espaço, que foram desapropriadas. “Após a transferência dessas famílias, achamos que iriam iniciar as obras, porém, até hoje estamos esperando.”

No espaço destinado ao futuro parque, o acúmulo de lixo não é nada ecológico. Na manhã de ontem, funcionários da Prefeitura capinavam o mato, que tomava conta do local.

Um dos moradores mais antigos do bairro, o aposentado Osvaldo Gomes da Silva, 66, afirma que, por causa da demora, houve ameaças de invasões. “Vivemos constantemente com receio de que mais famílias construam casas aqui.”

Segundo ele, apesar da poda recente, o terreno chegou a ficar quase um ano sem receber tal serviço.

Procurada, a Prefeitura informou que será implantado no local o Parque do Jardim Ipê, onde antes havia assentamento precário com 797 famílias. Dessas, 691 foram transferidas para unidades habitacionais e 106 foram mantidas em suas moradias, que receberão melhorias habitacionais.

Ainda conforme a administração, o projeto da área verde prevê paisagismo e recuperação de quatro nascentes, mas a continuidade das intervenções depende de aprovação da Caixa Econômica Federal. No entanto, a Prefeitura garantiu que o parque deve ser instalado no local até o fim deste ano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;