Nacional Titulo
O que os dentes tem a ver com o coração?
05/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Você sabia que escovar corretamente os dentes faz bem ao coração? Além de evitar as cáries e combater o mau hálito, a higiene bucal pode proteger esse tão importante órgão do corpo humano. Um levantamento feito na Escócia com 11 mil adultos e publicado no British Medical Journal: quem escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode evitar tais problemas.

A pesquisa avaliou informações como a prática de atividades físicas, hábitos de fumar e rotinas de higiene para a saúde bucal. Os participantes foram classificados de acordo com a limpeza dos dentes e à freqüência de visitas ao dentista. Foi observado o histórico médico pessoal e familiar em relação às doenças coronárias, bem como coletadas amostras de sangue. Reuniram dados de óbitos e entradas em hospitais.

Quando os dados foram ajustados para fatores estabelecidos de risco cardíaco, como obesidade, fumo ou histórico familiar, os voluntários que escovavam os dentes com menos freqüência, tiveram risco 70% maior de desenvolver doenças coronarianas do que aqueles que escovavam duas vezes ao dia.

Por Solange Bagdadi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;