Economia Titulo
Fiat e GM ampliam opções com motor bicombustível
09/03/2004 | 23:53
Compartilhar notícia


  A Fiat lança nesta quarta as versões reestilizadas do Palio Weekend e do Siena, que incorporam as mudanças introduzidas no design do novo Palio em novembro. Os dois modelos também passam a ser equipados com motores flexíveis (que usam gasolina ou álcool), nas versões 1.3 e 1.8. Até agora, a tecnologia só estava disponível no Palio 1.3. Com os dois lançamentos, a montadora espera ampliar a participação de veículos bicombustíveis de 5% para 10% nas vendas de automóveis da marca.

No fim do mês, a General Motors também apresenta a Zafira com motor flexível. A empresa já tem o produto no Corsa 1.8, na Montana e no Meriva, que respondem por 17% dos negócios do grupo. A Volkswagen, pioneira no uso do sistema, tem 27% de suas vendas ancoradas nessa motorização, que equipa Gol, Fox, Saveiro e Parati. A Ford vai entrar nesse mercado no segundo semestre, com o novo Fiesta. A Peugeot promete seu bicombustível para o início de 2005.

Segundo os executivos das montadoras, no futuro todos os veículos terão essa tecnologia, que permite ao consumidor escolher com qual combustível abastecerá o carro, ou optar por uma mistura de ambos. Com o crescimento desse mercado – que, no primeiro bimestre, representou 16,6% das vendas, com 34.513 unidades –, produtos de apoio começam a chegar. Nesta terça, a ACDelco lançou o primeiro aditivo para motor bicombustível.

A Fiat trouxe para a festa de lançamento dos novos Palio Weekend e Siena 70 representantes de distribuidores de 11 países da América do Sul, para onde pretende expandir suas exportações. A montadora tem planos de ampliar as vendas externas de 40 mil para 60 mil veículos neste ano. O maior mercado na região deve ser a Argentina, seguida de Chile e México.

Entre importadores, concessionários, fornecedores e jornalistas, devem participar do evento, que será realizado em Santa Catarina, cerca de 470 convidados. Os veículos têm mudanças na parte frontal, além de novos faróis, lanternas traseiras, porta-malas e painel. Os preços serão divulgados nesta quarta.

Para o presidente da Abracaf (Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat), Rubens Carvalho, em um mercado competitivo “carro novo é sempre um estímulo”. A Fiat – que, em 2003, liderou o mercado de automóveis e comerciais leves – caiu para a terceira colocação em janeiro e fevereiro. Neste mês, até o dia 10, estava de novo na liderança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;