Política Titulo Câmara
Deputados do ABC tomam posse

Em Brasília, Alex Manente (PPS) e Vicentinho (PT) assumem cadeiras na Câmara e falam em ação conjunta para garantir recursos para a região

Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
02/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Câmara dos Deputados/Divulgação


Em uma cerimônia tumultuada e um plenário Ulysses Guimarães lotado, os 513 deputados federais eleitos para a legislatura 2015-2019 tomaram posse ontem de manhã, na Câmara, entre eles os dois eleitos para representar o Grande ABC: Alex Manente (PPS) e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT). A cerimônia, que durou cerca de uma hora e meia, foi presidida por Miro Teixeira (Pros), por ser o mais velho deputado entre os com maior número de mandatos. Do total de eleitos, 198 assumem pela primeira vez.

Alex, que trocou de Parlamento após dois mandatos de deputado estadual, demonstrou confiança em assumir no momento em que a população fiscaliza mais a classe política. “Estou muito animado em assumir essa missão que a população do Grande ABC me outorgou. No momento em que os cidadãos cobram cada vez mais seriedade e fiscalização no uso do dinheiro público, poder estar aqui na bancada de oposição significa ter a chance de cobrar com vigor o governo federal. A oposição está fortalecida, principalmente no Estado de São Paulo.” O popular-socialista garantiu que cumprirá a promessa de trazer investimentos e ações importantes para os sete municípios. “Vamos garantir investimentos para os municípios e estar presente nos debates como da reforma tributária, que muito interessa à nossa região”, disse Manente, que também é presidente estadual do PPS.

Apesar de lamentar o fato da região ter eleito apenas dois federais – mesmo com dois milhões de eleitores –, ele assegurou que fará ações conjuntas com Vicentinho. “Vamos trabalhar juntos nas questões do Grande ABC. O deputado Vicentinho é de situação e eu, de oposição, mas acredito que há causas convergentes. No entanto, não podemos perder de vista que eu fui eleito para representar a mudança e ele, a continuidade do que está aí”, disse Alex.

Para Vicentinho, a nova legislatura representa um retrocesso na política. “O Congresso ficou bem mais conservador. Isso me preocupa. A Câmara ficou no patamar dos anos 1960. Por isso o povo deve vigiar sempre os deputados”, afirmou. Sobre a as ações conjuntas com Alex, disse estar disposto a trabalhar pela região, mesmo sendo de campos diferentes. “É muito ruim ter apenas dois deputados. Mas vamos trabalhar juntos. Uma coisa é a questão ideológica e outra é a defesa da nossa região. Mas fico triste que a maioria dos eleitores do ABC votou em políticos de fora. Isso não é bom.”

Mesmo com a sobriedade da solenidade, o que não faltou foi tietagem aos parlamentares do meio artístico, como Tiririca (PR) e Sérgio Reis (PRB), mesmo dos colegas de Câmara. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;