Economia Titulo
Brasil não deve sofrer com desabastecimento de álcool em 2007
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
14/11/2006 | 14:21
Compartilhar notícia


O Brasil não deve sofrer problemas de abastecimento de álcool em 2007, apesar do crescimento do consumo. A avaliação é do superintendente de Abastecimento da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Roberto Ardeghy, que participou nesta terça-feira de um debate sobre o tema.

Segundo Ardeghy, o país terá uma sobra de álcool de aproximadamente 4,5 bilhões de litros no próximo ano. Caso a ANP percebe indícios de desabastecimento, ela poderá restringir as exportações, visando o mercado interno. "Se estiver havendo muita exportação de álcool, em prejuízo ao mercado interno, o governo tem um mecanismo, já tradicional de comercio exterior, para controlar as vendas externas para evitar desabastecimento", explicou.

No final do ano passado, o país enfrentou uma crise de abastecimento de álcool durante a entressafra da cana-de-açúcar, em que houve elevação considerável nos preços do produto. Na ocasião, para aumentar os estoques do álcool, o Conselho Interministerial do Açúcar e Álcool (Cima), formado por quatro ministros, decidiu reduzir o percentual obrigatório de mistura do álcool na gasolina de 25% para 20%.

Agora, com o atual crescimento dos estoques de álcool, os ministros que compõem o conselho decidiram, atendendo a pedido do setor sucro-alcooleiro, elevar de 20% para 23% o percentual de mistura do álcool na gasolina. Essa medida, de acordo com os técnicos do conselho, vai incrementar o consumo em 306,9 milhões de litros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;