Economia Titulo
Academias dobram matrículas em janeiro
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
31/01/2010 | 07:07
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O movimento nas academias durante o mês de janeiro chega a ser o dobro do registrado em outros meses. Embora não seja o pico dos negócios - que costuma ser entre outubro e dezembro -, é um período em que muita gente decide voltar a se exercitar.

Na unidade da Contours em São Bernardo, academia voltada a mulheres que também oferece serviços de estética, a frequência cai um pouco em janeiro. Em contrapartida, é o melhor mês para captação. "É o momento em que muita gente se matricula por conta dos ‘excessos' cometidos durante as festas de fim de ano", afirma a franqueada Daniella Luccas.

Neste mês, ela registrou acréscimo de 35 matrículas, alta de 15% em relação ao total de alunas da academia.

Quanto às clientes de estética, houve aumento de 30%. "Embora em fevereiro deva ocorrer uma diminuição no movimento, em março espero que o número de matrículas volte a crescer", diz Daniella.

De fato, janeiro é um mês em que, por ser o início de um novo ano, as pessoas costumam mudar seus hábitos, dentre os quais está frequentar uma academia.

A psicóloga Heloisa Rinaldi ficou oito meses sem fazer exercícios físicos e engordou cinco quilos. "Todo fim de ano faço uma série de promessas, e emagrecer foi uma delas. Mas depois a rotina recomeça e a gente acaba sem tempo de cumprir com tudo", conta Heloisa, que embora tenha se matriculado em uma academia no início do mês, ainda não foi um dia sequer. Isso justifica quando Daniella diz que neste mês a frequência cai, mas o número de clientes não.

Para Guto Mota, sócio da academia Snake Gym, que funciona 24 horas por dia em São Caetano, janeiro é um mês em que há muita procura, sendo que a maior parte da efetivação das matrículas ocorre em março. "As pessoas esperam passar o Carnaval para se preocupar em perder os quilos extras ganhos com férias e festas de fim de ano", justifica.

Mesmo assim, o movimento dobrou neste mês, e o faturamento, cresceu 50%. "Normalmente cerca de 100 alunos são matriculados por mês. Em janeiro, foram 200", explica Mota, ressaltando que existe um giro médio de 400 alunos que entram e saem da academia todos os meses, com um número fixo de 1.200. Com a ampliação do local, prevista para março, a expectativa do sócio é aumentar seu fixo para 2.000 alunos.

Clínicas de estética faturam até 50% mais
O mês de janeiro também é positivo para as clínicas de estética da região. O movimento chega a crescer até 50%.

Na Egrégora Estética de Mauá, especializada em tratamentos pós-cirúrgicos e de emagrecimento, este mês não representa o pico do movimento, geralmente entre outubro e novembro. Porém, como grande da clientela é trazida por indicações, janeiro acaba sendo um bom período.

"Costumamos trabalhar com pacotes, e a pessoa que inicia um tratamento de emagrecimento em outubro, por exemplo, termina em janeiro. Ao verem o resultado final, as amigas de clientes se interessam e nos procuram", conta o fisioterapeuta Evandro Izidoro.

Segundo ele, a média diária de clientes em um período de movimento baixo, entre junho e setembro - chamado de entressafra pelo fisioterapeuta -, é de 20 pessoas. Em janeiro, este número salta para 40. "No pico, entretanto, chega a até 60 clientes por dia", comenta.

Proibição - Na Stilo D Centro de Estética, em Santo André, metade do movimento é gerado por serviços de estética e bronzeamento artificial, e a outra metade, pela parte do salão de beleza. Embora tradicionalmente em janeiro cresça em 50% o número de clientes, neste ano foi um pouco diferente.

"Com a proibição do bronzeamento artificial, perdi 25% do meu orçamento", lamenta a proprietária Daniela Almeida. A parte de estética, entretanto, deve seguir em alta até a chegada do Carnaval.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;