Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 23 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Turismo

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Encanto Português

Divulgação  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Esbanjando diversidade e cultura, a terra-mãe vai além dos vinhos e pastéis de Belém


Raija Camargo
do Diário do Grande ABC

13/11/2014 | 07:00


O continente Europeu oferece tantas opções culturais que é de impressionar como um país pequeno, em comparação aos vizinhos, pode ser tão rico. Mas Portugal vem conquistando seu espaço na indústria do Turismo – e no gosto dos brasileiros (principalmente por conta da língua e da não exigência de um visto) - e já provou que tamanho não é documento. Este ano, conquistou o topo do ranking, elaborado pela revista espanhola Condé Nast Traveler, como um dos melhores países para visitar e ganhou também como Best Value Destination na lista do guia de viagens Rough Guides.

Dono da fronteira mais antiga da Europa, esbanja charme, tradição e diversidade, reunindo gastronomia mediterrânea, cultura e paisagens grandiosas que percorrem 850 km de praias banhadas pelo Atlântico até as montanhas que tomam as regiões Norte e Central. Não existe época certa para visitar os portugueses, já que o clima agradável impera em grande parte do ano e o inverno é mais ameno em relação aos outros países da Europa, com temperaturas médias de 10ºC no Porto e 12ºC em Lisboa. Ainda assim, para o que não gostam dos extremos, primavera (março, abril e maio) e outono (setembro, outubro e novembro) são as épocas mais indicadas para conhecer a terra de Fernando Pessoa e Camões.

A melhor forma de começar o tour português, claro, é em Lisboa. A capital agrada a todos os gostos por ser, ao mesmo tempo, cosmopolita e acolhedora. A parte ‘nova’ abriga um dos maiores oceanários do mundo (www.oceanario.pt) e prédios ultramodernos; a parte ‘velha’ encanta pelas típicas casas, travessas e azulejos. Quem passa pelas ruas de nomes curiosos, como Beco do Surra, Triste Feia e Senhor Roubado, não consegue imaginar que por lá passou terremoto que devastou 23,5 hectares da cidade em 1755. Foi reerguida por Marquês de Pombal, responsável pela criação da Baixa Lisboa, também conhecida como Baixa Pombalina em sua homenagem.

Além de ouvir fado, comer bacalhau e dar um pulo no bar A Ginjinha, que serve famoso licor à base de cereja, vale a pena curtir os eventos que sempre agitam a capital portuguesa. O Rock in Rio já virou um dos festivais mais queridos por lá (o próximo está marcado para 2016). Por hora, está acontecendo a quinta edição do Misty Fest (www.misty-fest.com), que reúne diversas apresentações musicais e vários locais culturais espalhados por Lisboa, Coimbra, Porto e Sintra. 

GUIA DE VIAGEM

COMO IR

Várias companhias, como TAM e TAP, oferecem vôos diários para Lisboa partindo do Brasil. O Aeroporto Internacional de Lisboa fica a apenas sete quilômetros da região central da cidade. O AeroBus recolhe passageiros na saída do terminal de desembarque e vai até o Cais do Sodré, no centro, passando por lugares com alta concentração de hotéis, como a Avenida da Liberdade e o Rossio. O serviço opera das 7h às 23h. 

ONDE FICAR

Portugal, especialmente, Lisboa possui tanto redes internacionais de hospedagem, como Sol, Accor e Pestana, como bons albergues da juventude, que frequentemente aparecem como um dos melhores do mundo. Em Lisboa, opte pelos perto do Centro, na região da Avenida Liberdade e do parque Eduardo VII.

ONDE COMER

O sabor português agrada muito os turistas, principalmente, os brasileiros. Não faltam os pratos típicos no cardápio, como bacalhau, mas também há diferentes outras influências mundiais nos menus. O viajante vai encontrar ótimos restaurantes entre Alfama e o Bairro Alto, passando pelo Chiado e a Baixa (em Lisboa). Douro, Dão e Alentejo, por outro lado, oferecem os melhores vinhos produzidos no país. 

MAIS

Site: www.visitportugal.com

Fuso: 3h (horário de Brasília)

Moeda: Euro

Embaixada brasileira: SES, Qd. 801, lote 2. (www.embaixadadeportugal.org.br) 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;