Setecidades Titulo Saúde
Caminhada de combate ao câncer de mama mobiliza população de Santo André

Atividade organizada pela ONG Viva Melhor integra ações do Outubro Rosa na cidade

Por Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
20/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Além da iluminação noturna em homenagem ao Outubro Rosa, o Paço de Santo André ganhou, na manhã de ontem, mais uma tonalidade da cor utilizada para mobilizar a população acerca do câncer de mama. Mulheres, homens, crianças e até cachorros se vestiram de rosa para participar de caminhada de combate à doença.

“Outubro é o mês de conscientização da importância do autoexame, da mamografia e da prevenção. Tudo fica mais bonito e mais cor-de-rosa. Assim como no ano passado, nossa expectativa é reunir 1.000 pessoas até o fim do trajeto”, disse Vera Emilia Teruel, presidente da ONG Viva Melhor, organizadora do evento.

Na 13ª edição consecutiva da caminhada, o ponto de partida foi a Prefeitura da cidade. Cerca de 300 pessoas, segundo a GCM (Guarda Civil Municipal), rumaram até o Parque Celso Daniel, acompanhadas por carros do Departamento de Trânsito. “Já é a sexta vez que participo. Tenho uma amiga que está passando pela doença e sei que qualquer tipo de ajuda faz a diferença”, contou a coordenadora de eventos Rosane Petrasso Augusto, 58 anos.

Prefeita em exercício, Oswana Fameli (PRP) chamou a atenção para o autoexame. “Que sejamos um exemplo para todas as mulheres, que elas se toquem e se previnam”, destacou. Também presente na caminhada, a secretária de Políticas para as Mulheres, Silmara Conchão, ressaltou a participação da crianças. “É imprescindível que elas cresçam sabendo a importância da prevenção do câncer de mama e saibam se cuidar desde cedo.”

Com uma camiseta rosa, o empresário Paulo Henrique Jomo, 30, trouxe a mulher e o filho para a caminhada. “Perdi uma avó pelo câncer e uma tia foi diagnosticada com a doença. Apoiar eventos como esse é muito importante.”

São Caetano também organizou ontem caminhada de combate à doença. A concentração foi às 9h, na Avenida Kennedy.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A estimativa do instituto é de 57.120 novos casos no País e mais de 13 mil mortes neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;