Diarinho Titulo
10 coisas que você precisa saber sobre menstruação
Do Diário do Grande ABC
16/08/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Não adianta arrancar os cabelos, bater os pés, fazer bico. Mulher sofre todo mês para superar aquela chatice que tem nome bem conhecido: menstruação. A palavra é latina e significa menses, que quer dizer mensal. É o sangramento que ocorre em intervalos que variam de 25 a 35 dias, o chamado período menstrual.

Apesar de a maioria considerar chata e nojenta, a menstruação é um marco importante na vida que transforma a menina em mulher. Determina o início da fase reprodutiva, a partir de quando pode ter filhos.

Para algumas acontece mais cedo; para outras, mais tarde. A primeira (chamada menarca) ocorre, em média, entre 11 e 13 anos, podendo variar entre 9 e 16. Nos dois primeiros anos, os ciclos (períodos entre uma menstruação e outra) são irregulares. Com o tempo, os hormônios se equilibram, e o ciclo se regulariza, com intervalos, em média, de 28 dias.

A menstruação é a resposta do organismo que indica que o óvulo - desprendido do ovário todo mês - não foi fecundado pelo espermatozoide. Ele vai parar no útero e é eliminado com um pouco de revestimento, de muco e de sangue que fica acumulado para esperar o bebê. Portanto, esse sangue é limpo! A cada menstruação, se perde cerca de três colheres de sopa de sangue e um óvulo (temos cerca de 350 mil), que são do tamanho da ponta de um alfinete. Pode vir pouco ou muito sangue, depende de cada uma.

Como o D+ entende bem as meninas (e também os meninos, claro!), preparamos dez perguntinhas básicas sobre esse fenômeno que não tem nada de anormal, mas pode ser duro de enfrentar, ainda mais todos os meses. Confira:

1. O que é TPM (Tensão Pré-Menstrual)?
Como o próprio nome diz, são as alterações sentidas por algumas mulheres dois a três dias antes da menstruação. As mudanças de comportamento (como emoção à flor da pele, irritabilidade) e mudanças no corpo (inchaço e dor) são provocadas por alterações de hormônio.

2. Por que tem menina que sente cólica?
A cólica é provocada pela contração do útero para eliminar o fluxo de sangue. Em geral, as dores podem começar dois dias antes da menstruação, como a TPM. Nem todas as mulheres sentem cólicas, mas em algumas as dores são muito fortes. Se esse é seu caso, procure um ginecologista ou hebiatra. Ninguém merece sofrer, né?

3. Quanto tempo pode ficar com o absorvente externo e o interno?
Aconselha-se trocar o absorvente externo a cada seis horas e o interno até quatro. O interno pode ser usado por meninas virgens, porque consegue entrar na cavidade sem modificar nem romper o hímen (pele fininha na entrada da vagina).

4. Pode ter relação sexual menstruada?
Não há problema. Mas por questões culturais e também de higiene, muitas mulheres evitam ter relação durante esse período. E não é porque está menstruada que pode se esquecer de exigir a camisinha.

5. Amigas ou irmãs podem ficar menstruadas juntas?
Isso acontece porque a menstruação obedece a um comando do cérebro. Por isso, as pessoas que vivem juntas e passam a ter uma rotina parecida, desde alimentação até hora de dormir, podem fazer com que seus cérebros sincronizem o período menstrual.

6. O que são aquelas pelotas que vêm com o sangue?
Essas pelotas são formadas pelo sangue do útero que coagulou (ficou sólido) e, geralmente, são eliminadas nos primeiros dias de menstruação, quando o fluxo é mais intenso.

7. Aparece mais acne no período menstrual?
É normal surgirem mais espinhas, sim, principalmente no período pré-menstrual devido às alterações hormonais no organismo.

8. Pode praticar esportes durante o período de menstruação?
Deve-se manter uma vida normal. Pode nadar ou praticar qualquer esporte sem problemas.

9. O sangue desce na piscina?
Sim. O que pode acontecer é o sangue se diluir e você não perceber. Se a água estiver muito gelada, os vasos sanguíneos se contraem, o que dificulta a saída do sangue. Mas para não ter de pagar mico, o ideal é usar absorvente interno nessa hora.

10. Por que algumas atletas menstruam pouco?
Quem treina muitas horas por dia tende a apresentar um ciclo irregular. Isso porque há uma deficiência do hormônio estrógeno, decorrente da atividade física.

Consultoria dos professores Everaldo Porto e Marisa Poit, da Faculdade de Medicina ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;