Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Morcego é o único mamífero voador?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
28/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre os mamíferos só o morcego pode voar. Tem membrana elástica e fina que liga o tronco aos dedos (cinco em cada mão), possibilitando o voo. Acredita-se que a característica tenha surgido ao longo de muito tempo, permitindo a exploração de mais tipos de alimentos (insetos e frutos) e a fuga de predadores.

Também passou por outras adaptações. Tornou-se animal de hábito noturno para não disputar espaço com as aves durante o dia. Além disso, desenvolveu a ecolocalização: emite sons que, ao atingirem obstáculos, voltam na forma de ecos. Assim, descobre a direção, distância e se há algo no caminho.

Fica de cabeça para baixo porque suas pernas são fraquinhas, já que a maioria dos músculos está na parte superior do tronco. Entretanto, tem força suficiente para agarrar o apoio. A posição ainda permite que descanse as asas.

Dependendo da espécie, come insetos, pequenos invertebrados (como anfíbios e roedores), frutos, néctar e pólen das flores. Há apenas três espécies hematófagas (ingerem sangue).

Tem grande importância para o meio ambiente, pois muitos morcegos ajudam a controlar a população de pragas, espalhar sementes pela mata e polinizar as flores.

É encontrado em todo o planeta, em geral, nas regiões úmidas e quentes. Habita cavernas, árvores e grutas. No mundo, são conhecidas cerca de 1.200 espécies, 170 delas estão no Brasil. Vivem até 20 anos.

PLANADORES

Existem mamíferos capazes de planar (sustentar-se no ar sem bater asas) e alcançar longas distâncias. É o caso do esquilo-voador. Ao pular de uma árvore para a outra, estica as quatro patas, abrindo a membrana de pele presa em seus tornozelos e punhos. Com a cauda, controla a direção para aterrissar no lugar certo.

O pequeno colugo, originário da Ásia, tem a mesma capacidade. Possui membrana parecida, porém maior do que a do esquilo. Tem cerca de 40 cm de comprimento e consegue planar por até 70 m de distância.

O peixe-voador (Exocoetus volitans) tem nadadeiras que permitem dar pequenos voos próximos à superfície da água para fugir de predadores. Ao ganhar velocidade e impulso, salta para fora do mar e abre as barbatanas para planar. Pode atingir 1 m de altura e chegar a distância de 180 m. O voo dura de dois a 15 segundos.

 

Existem aves sem a habilidade

Nem toda ave voa. É o caso do avestruz, a maior do mundo. Não consegue nem mesmo planar por ser muito pesada e ter asas curtas. Atinge cerca de 2,5 m de altura e 150 kg. Originária da África, é muito veloz, chegando a 50 km/h.

Assim como o avestruz, a ema pertence ao grupo das ratitas, aves que, em geral, têm grande porte, pernas longas e sem penas e que não voam. Corre ainda mais rápido: 60 km/h. Maior ave brasileira, ela mede aproximadamente 1,70 m e pesa 36 kg. Algumas subespécies de ema estão ameaçadas de extinção por causa da destruição do habitat e do valor comercial de suas penas, usadas na fabricação de fantasias e espanadores.

Na Austrália existe outro parente: o casuar. Com 1,70 m e 60 kg, é bastante agressivo. Tem bico afiado e longas garras. Além de correr em grande velocidade, consegue nadar e saltar até 1 m de altura!

Mas não são apenas os grandalhões que não conseguem voar. O kiwi ou quivi, encontrado apenas na Nova Zelândia, tem asas muito curtinhas. Com tamanho semelhante ao da galinha, seus hábitos são noturnos e vive em buracos no solo.

Já o pinguim é ave marinha e também não voa. Usa as asas como nadadeiras. Vive apenas no Hemisfério Sul. Entre as espécies mais famosas está o pinguim-imperador (da qual Mano, protagonista de Happy Feet faz parte), que habita a Antártica.

 

Julia Moraes Azevedo, 8 anos, de São Bernardo, assistiu a filme que mostra caverna com muitos morcegos. "Um homem entrou lá, e todos saíram voando. Foi assustador, mas até que são bonitinhos." A menina, no entanto, ficou curiosa quando soube que o animal é mamífero. "Deve ter asas para se proteger."

 

Consultoria da bióloga Márcia Jardim, pesquisadora do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;