Diarinho Titulo Cinema
Infância feita de tristezas e alegrias
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
21/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Zezé é esperto, inteligente e muito arteiro. Mas tamanha traquinagem rendeu ao menino fama de encrenqueiro e maldoso, o que não é verdade. Ao contrário, tem coração enorme e imaginação capaz de criar mundos mágicos para onde todos - até os adultos - gostariam de fugir.

Ele é o protagonista de Meu Pé de Laranja Lima, filme que acaba de chegar aos cinemas (indicado para maiores de 10 anos). A trama mostra a complicada infância do garoto pobre, que mora com a família no interior (saiba mais ao lado).

É interpretado pelo talentoso João Guilherme Ávila, 11 anos, que já tinha participado do curta-metragem Vento (2009). Em Meu Pé de Laranja Lima, foram cerca de dois meses de filmagens (entre 2011 e 2012) na cidade de Cataguases, em Minas Gerais. João adorou a experiência e ter trabalhado com o ator José de Abreu. "Ele me ajudou. A gente brincou e virou amigo."

Zezé é sofrido e, por isso, o filme tem muitas cenas tristes. Segundo João, foi difícil gravar parte delas. "Em algumas, tinha de chorar de raiva; em outras, chorava de tristeza", explica o menino, que recebeu o auxílio de preparadores de elenco para sentir as diferentes emoções nos momentos certos.

João, que é filho do cantor Leonardo, garante não ser bagunceiro como Zezé. Mas tem em comum a superimaginação. Bom aluno, curte a escola. "É de lá que meus melhores amigos vêm." Também gosta de jogar bola e brincar com a cadelinha Hanna, da raça pug. Fã de Will Smith, Tom Cruise e Johnny Depp, tem grande sonho: "Fazer uma saga de sucesso, como Piratas do Caribe e Harry Potter."

 

Filme é baseado em clássico infantojuvenil

Meu Pé de Laranja Lima é baseado no livro infantojuvenil de mesmo nome do escritor José Mauro de Vasconcelos (1920-1984). Publicado originalmente em 1968, foi traduzido para 32 línguas e lançado em cerca de 20 países. Também já virou filme, nos anos 1970, e novelas.

Assim como a obra, o longa revela as descobertas de Zezé sobre a vida; como ela pode ter momentos muito bons e outros bem ruins. O protagonista é o quarto entre cinco filhos. O pai está desempregado, e a mãe trabalha demais. Por ser sapeca, o menino apanha quase todos os dias.

Zezé acredita que ninguém gosta dele, exceto os irmãos Glória (que ele chama de Godoia) e Luís. Por isso, começa a dividir seus segredos, pensamentos, tristezas e alegrias com o pé de laranja-lima que existe no quintal de sua casa. Mas é após iniciar grande amizade com Manuel Valadares, o Portuga, que o garoto encontra força para enfrentar os problemas.

Apesar de muitos acontecimentos tristes ao logo da trama (é difícil segurar o choro em algumas cenas), o filme tem fim emocionante. No entanto, não é recomendado para quem é muito novinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;