Cultura & Lazer Titulo Paranapiacaba
Sons e sabores da vida
Daniele Tavares
Do Diário do Grande ABC
20/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Hoje será realizado o concurso gastronômico do Festival do Cambuci de Santo André. Neste ano a competição reúne 28 inscritos, entre empreendedores e moradores da Vila de Paranapiacaba. São dez receitas de pratos doces, dez de salgados e oito de bebidas.

A partir das 10h, na Antiga Padaria, um júri formado por chefes e culinaristas vai escolher as melhores receitas. Na banca haverá representantes do Sesc Santo André, do Instituto Gastronômico IGA, da Fatec e da revista da Coop.

Os vencedores serão anunciados no fim do festival, no dia 28. Os primeiros colocados em cada categoria vão ganhar uma viagem para Porto Seguro, na Bahia e os segundos e terceiros colocados vão receber uma cesta de produtos cedida pela Coop. Todos os vencedores vão receber um certificado de participação do concurso.

Ainda para hoje, estão previstas palestra no Antigo Mercado, às 10h, sobre o processamento e manipulação do cambuci, com a especialista Maria Tereza Santos, contação de histórias no Largo dos Padeiros, às 11h30, e aulas show com degustação, na Antiga Padaria, com as culinaristas Zilda Bergamini, às 10h30, e Ivanise Silva Lima, às 15h. Além de atrações musicais no palco do Antigo Mercado, como a cantora Cátia Lee, às 14h e a banda de surf music Eric Von Zipper, às 16h.

Já amanhã o público poderá conferir outra contação de histórias, às 14h, no Largo dos Padeiros, com a participação de um garçom performático, apresentações no Antigo Mercado com os Violeiros Itinerantes, às 11h e com o músico João Cristal, às 16h. Haverá também aulas show com degustação na Antiga Padaria, com o chef Edgar Rofrigues às 12h e com a culinarista Maria Idalina do Nascimento Freire, às 15h.

Para encerrar o fim de semana, o grupo Poucas Trancas fará show no Largo dos Padeiros, às 16h. "Estamos muito felizes em participar de um evento da nossa cidade, por isso escolhemos essa data para estrear o nosso novo show Armada Tramoia. Será uma apresentação inédita, com influência da Tropicália", diz o integrante Rodrigo Régis.

Nestes dois dias, o público também poderá conferir a feira de produtos no Antigo Mercado e experimentar as diferentes receitas preparadas pelos empreendedores da Vila.

Além da programação em Paranapiacaba, o evento está sendo estendido para o Centro da cidade. Durante todo o mês alguns empreendimentos nessa área oferecem pratos salgados, doces e bebidas preparadas com a fruta.

A tradicional feira de artesanato, que ocorre todas as quartas no Paço Municipal; às sextas e aos sábados, na Praça do Carmo (Centro), e aos domingos no Parque Antonio Flaquer (Rua Coronel Seabra, Vila Alzira), sempre das 9h às 15h, também participam da programação. A agenda completa pode ser conferida no site www.santoandre.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;