Política Titulo Senado
Votações no Senado serão retomadas em novembro
16/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Embora a presidente em exercício do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT), tenha declarado que pretende retomar as votações em plenário no dia 20, a previsão é de que não haja quórum para as sessões deliberativas. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), orientou os senadores da base aliada a não comparecer à Casa na próxima semana.

Nos bastidores, a orientação é de que os governistas esvaziem o Senado a fim de impedir a oposição de transformar o Senado em palanque paralelo da disputa presidencial. Além disso, a ausência do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que se recupera de cirurgia cardíaca e ficará afastado até o fim do mês, contribui para o adiamento das votações.

Entretanto, o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), reeleito no dia 3, afirmou que abrirá a reunião do colegiado quarta-feira. Ele salientou que existem 82 itens à espera de análise na pauta da CCJ, mas admitiu que se os governistas não comparecerem, não haverá quórum para votação.

Demóstenes ironizou a estratégia de Jucá para esvaziar o Senado. "A disputa presidencial está em todo lugar, ele não quer que chegue aqui?", questionou. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) também não deve se reunir na terça-feira. O presidente do grupo, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que se reelegeu, está de licença do mandato até novembro. E o vice-presidente, Delcídio Amaral (PT-MS), também reeleito, não confirmou presença em Brasília na próxima semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;