Política Titulo São Caetano
Pinheiro começa amarrar governabilidade na Câmara
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
06/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), começou a amarrar de maneira concreta sua bancada de sustentação na Câmara. Após diálogo da assessora política do Paço, Gica Pinheiro, com vereadores ‘rebeldes' no começo da semana, o governo peemedebista passou a fazer nomeações relacionadas aos parlamentares para cargos de confiança.

Giovana Lourenço Munhoz, mulher do vereador Marcel Munhoz (PPS), foi nomeada em cargo comissionado para ser diretora das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A Prefeitura informou que a função da nova funcionária, técnica na área, será de administrar apenas a unidade do bairro Santa Paula, que é conhecida popularmente por Amare. Esse foi o primeiro ato administrativo relacionado ao quadro de pessoal do prefeito após o diálogo com a Câmara.

A tendência é de que Pinheiro abra espaço para atuação política de aliados na estrutura do Palácio da Cerâmica. O peemedebista realiza processo de seleção e diálogo individuais com os vereadores para definir seu bloco de sustentação no Legislativo. O prefeito já contava com governabilidade na Casa, porém, enfrentava problemas de relacionamento com alguns parlamentares.

O retorno de Gica, que andava ausente das articulações políticas do Paço, deu o tom de tranquilidade com a Câmara. Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, ela destacou que a indicação de Giovana teve caráter técnico. Em sua página do Facebook, a mulher de Munhoz informou que já atuou no Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido, na cidade, e no Hospital Ipiranga, na Capital.

Em relação à melhora do diálogo com a Câmara, Gica fez questão de ressaltar que Moacir Guirão (PMDB), responsável pela conversa com o Legislativo, participou de todas as tratativas com os vereadores. O peemedebista vinha sendo criticado por parlamentares que não contavam com espaço no Paço, porém, atualmente é defendido pela maioria na Casa.

 

AÇÃO DE PAZ

O rompimento com o governo da vice-prefeita, Lucia Dal'Mas (PMDB), e seu marido, Marco Antonio Dal'Mas (PMDB), que entregou o cargo de ouvidor municipal na quinta-feira retrasada, forçou a intervenção de Gica. Incentivado por Eder Xavier (PCdoB), um grupo de vereadores pegou carona na turbulência e aproveitou o momento para cobrar espaço no Executivo do prefeito.

A assessora política chamou o bloco para conversar no Palácio da Cerâmica na segunda-feira. O discurso oficial defendido pelos vereadores foi de que o governo se mostrou aberto ao diálogo. O principal argumento para o sumiço das críticas ao secretariado de Pinheiro na tribuna do Legislativo foi de que Gica prometeu um método "inusitado e inovador" para transferir informações sobre a real dívida da Prefeitura. Segundo Pinheiro, é de R$ 264,5 milhões. Mas o antecessor e hoje secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), afirma que deixou R$ 108 milhões em restos a pagar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;