Automóveis Titulo Fiat
Qual é a sua, Strada cabine dupla?
Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
05/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Primeira picape compacta cabine dupla do Brasil, a Fiat Strada Adventure (R$ 46,8 mil) tornou-se a grande incógnita do mercado automotivo. Afinal, qual é a dela? Trata-se de outra opção de veículo para o trabalho ou a concretização de um carro para os fins de semana aventureiros?

Para chegarmos a uma conclusão, resolvemos levar a picape para o divã e submetê-la a um teste vocacional.

FREUD EXPLICA... - Vamos começar pela aptidão, que revela quais as capacidades da nova Strada. A principal delas - como é fácil perceber - é a possibilidade de transportar até quatro pessoas. Agora é possível levar a família toda: a (o) companheira (o) e filhos - dois no máximo! - ou mesmo os amigos de balada.

O espaço do banco traseiro é razoável. Acima da expectativa. Pessoas com até 1,80 m de altura acomodam-se satisfatoriamente e aguentam, sem problemas, uma viagem não muito longa. Destaque negativo para o teto baixo e a posição elevada - sem controle de altura no banco do motorista.

Com o prolongamento do habitáculo, a caçamba perdeu capacidade de carga, afinal, a distância entre os eixos manteve-se inalterada em relação ao resto da família Strada.

Se antes a picape da Fiat versão Trekking cabine simples carregava até 1.100 litros, a Adventure cabine dupla limita-se a 580 litros - 80 litros a mais do que o Siena. Isso mostra que a nova Strada perdeu parte do talento de pegar pesado no batente. De transportar grandes volumes de cargas.

Pulando agora para a avaliação de interesse, a Strada para quatro pessoas volta a pender para o lado do bom vivant. A começar pelo design, que traz linhas atuais. Os apliques plásticos espalhados por todo o veículo revelam um lado pouco conservador.

As rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 205/70 R15 de uso misto incrementam as características off-road da picape. Mas atenção: o Locker - diferencial autoblocante - é opcional - R$ 1.313.

Por isso, caso no roteiro do fim de semana estejam assinaladas estradas de terra esburacadas, não economize para não ficar atolado.

O motor 1.8 Flex é voluntarioso. À primeira vista, ideal para o trabalho pesado, afinal, são 114 cv de potência e torque de 18,5 mkgf, quando abastecido com álcool. No entanto, não é bem assim...

No anda-e-para dos grandes centros urbanos, o consumo é de 7,6 km/l (álcool), de acordo com a Fiat. Por isso, no caso de ter que ficar atravessando a cidade para carregar e descarregar encomendas, o mais interessante é o propulsor 1.4 Flex, que apresenta consumo de 8,9 km/l.

A Strada cabine dupla também mostra bastante interesse em entregar conforto aos passageiros. A lista de equipamentos de série agrada. Destaque para ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, faróis de neblina e janela traseira corrediça. Entre os opcionais há freios com ABS, air bag duplo, revestimento parcial dos bancos em couro, retrovisores externos elétricos, CD player com MP3 e teto solar.

DIAGNÓSTICO FINAL... - Após analisar os resultados das avaliações aplicadas, fica nítido um diagnóstico. A Strada cabine dupla nasceu para aproveitar a vida. Ideal para famílias recém-constituídas que acabaram de ter o primeiro filho. Ou para a galera jovem, que curte sair com os amigos nos fins de semana, viajar, pegar uma praia... Passear!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;