Cultura & Lazer Titulo Viagem Literária
Ruy Castro convida para 'encontro de solidões'

Biógrafo que se tornou referência no mercado editorial participa do projeto Viagem Literária

Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
21/10/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Biógrafo que se tornou referência no mercado editorial, Ruy Castro participa do projeto Viagem Literária, nesta quarta-feira, às 10h, na Biblioteca Paul Harris, em São Caetano e, às 19h30, na Biblioteca Guimarães Rosa, em São Bernardo. Durante os eventos, que têm entrada franca, o escritor falará sobre suas experiências profissionais e responderá perguntas formuladas pelo público.

"Encontrar os leitores é a coisa que mais gosto de fazer. Como diz minha mulher, Heloísa Seixas, é o encontro entre duas solidões: a de quem escreve e a de quem lê", afirma Castro. Curiosamente, o autor de best-sellers como Estrela Solitária, sobre o jogador Garrincha, e O Anjo Pornográfico, que narra a trajetória do dramaturgo Nelson Rodrigues, diz que pretende, daqui a alguns anos, voltar a ser um leitor.
"Leio muito, mas a trabalho. Raramente, leio por prazer, só à noite, quando já estou deitado na cama."

Mas se engana quem pensa que essa mudança deverá afastá-lo das produções, já que não lhe faltam projetos para o futuro. Em 2009, estréia o musical baseado no livro Era no Tempo do Rei, com adaptação de Heloísa e músicas de Aldir Blanc e Carlinhos Lyra. Inspirado no romance histórico sobre o Rio de Janeiro do começo do século 19, o espetáculo terá direção e produção de Claudio Botelho e Charles Möeller (de A Noviça Rebelde e Sweet Charity).

Ainda em fase embrionária, como define o escritor, estão os projetos de um livro de fotos com material coletado durante a produção de sua mais recente biografia: Carmen, sobre Carmen Miranda.

Imprensa - Antes de se dedicar às pesquisas minuciosas sobre a vida dos biografados, o que decidiu fazer a partir de 1988, Castro foi repórter durante duas décadas. Passou pelas principais redações do País, entre elas a do Pasquim, mítica publicação que sintetizou as transformações políticas e culturais ocorridas no fim dos anos 1960 e início da década de 1970. "Fiquei dos 20 aos 40 anos em redação. Aprendi a ler aos cinco anos, lendo jornais, e já sabia que seria jornalista. Na época, tinha muitos filmes norte-americanos que se passavam em redações."

Ao lado de medalhões da imprensa, como Paulo Francis e o cartunista Jaguar, o escritor colecionou casos hilários, como o da entrevista concedida ao jornal pelo lendário líder comunista Luís Carlos Prestes. "Um dia, o Tarso de Castro (editor do Pasquim) perguntou: ‘Prestes, o senhor entuba?'. O Prestes não entendeu nada e a entrevista saiu sem a resposta", relembra, aos risos, o biógrafo. Segundo ele, a gíria ‘entubar' era usada entre os irreverentes jornalistas do Pasquim quando se referiam a homossexualismo.

Biografias - Castro revela que suas biografias nascem "de um estalo na cabeça" ou da análise de algumas informações. "Começo a pensar naquilo e tento encontrar um personagem interessante, cercado de muitas pessoas e numa época também interessante. Depois, descubro que já vinha pensando nele há muitos anos."

O escritor faz uma analogia entre seu ofício e os desfiles carnavalescos. "O Chega de Saudade (livro sobre a bossa nova) foi difícil para mim porque era muita gente, figurantes e protagonistas. Tinha de contar histórias de muitas pessoas ao mesmo tempo. É mais ou menos como concentração de escola de samba: as alas vão se juntando e quando você vê está tudo pronto, alguém apita e a escola sai."

Viagem Literária - Nesta quarta-feira, às 10h. Na Biblioteca Paul Harris - Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, São Caetano. Tel.: 4229-1214.Nesta quarta, às 19h30. Na Biblioteca Guimarães Rosa - Av. João Firmino, 900, São Bernardo. Tel.: 4351-5422. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;