D+ Titulo Animais
Cuidados com a gripe canina
Raquel de Medeiros
Especial para o Diário
06/07/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Se você pensa que somente nós, humanos, é que sofremos com as oscilações de temperatura está enganado. Os bichinhos também. E é no inverno que a gripe canina aparece com mais freqüência.

O animal fica com muita tosse e, em alguns casos, expele uma secreção branca. "A maioria dos proprietários corre para a clínica pensando que o cão se engasgou com um osso ou algo parecido, mas poucos sabem que estes são sintomas típicos da gripe", afirma o veterinário Carlayle Moreno Pires, da Cão Bernardo Pet Shop.

A doença, também conhecida como ‘tosse dos canis', é comum em animais mais jovens, até 2 anos de idade, mas pode aparecer também nos idosos. Nos dois casos é preciso reforçar os cuidados. "Se não for tratada, pode evoluir para uma broncopneumonia ou uma traqueobronquite", explica a médica veterinária do Hospital Veterinário da UniABC Natércia Ribeiro Silva.

A designer de interiores Mary Ester Silva, 57 anos, diz que sempre fica atenta aos sintomas do seu poodle que tem 16 anos e, por isso, a saúde mais frágil. "Sempre que o Bilu fica com esta doença acaba também com uma dor de ouvido. Imediatamente eu o levo no veterinário", afirma.

Uma boa dica para os proprietários é a vacina contra a gripe, que pode ser aplicada a cada 12 meses. "Prevenir é bom porque preserva a saúde do animal e poupa gastos para o proprietário. Nos últimos anos os casos caíram pela metade em virtude da profilaxia", alerta a veterinária Natércia Ribeiro Silva.

Dicas

- Não deixe seu animal em contato com outros contaminados.

- Evite que ele tome chuva.

- Mantenha o cãozinho em locais secos e confortáveis.

- Dê banho somente em dias mais quentes.

- Vacine-o contra gripe uma vez ao ano.

- Agasalhe seu cão de pequeno porte em dias extremamente frios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;