Setecidades Titulo Pacto da Saúde
Prefeituras receberão por prevenção de doenças
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
09/06/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Santo André deu ontem o pontapé inicial para cumprir o Pacto da Saúde com o Fórum Municipal da Saúde promovido no Parque Central, onde todos os programas de prevenção foram apresentados à população .

A partir de agora, os municípios passam a receber do SUS (Sistema Único de Saúde) pelo índice alcançado na prevenção de doenças, não mais pelos atendimentos prestados. Com a mudança, Santo André estipulou para 2008 aumentar a cura da tuberculose de 82% para 85% dos casos diagnosticados, da hanseníase de 66% para 75%, e da hepatite B e C de 68% para 75%. Outra meta é aumentar o percentual da investigação dos óbitos infantis de 54% para 65%. Há índices, ainda, para a saúde do idoso, da mulher, do trabalhador e odontológica.

Até às 12h, mais de 3.000 pessoas já haviam participado do evento, fazendo exames de diabetes, glicemia e medindo a pressão arterial.

Firmado entre Governo Federal, estados e municípios, o Pacto da Saúde foi discutido em Santo André durante todo o mês de maio com usuários das 32 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), gestores e conselheiros. "A lógica se inverteu e agora vamos receber mais para investir em prevenção. Em cima dos indicadores que traçamos, vamos planejar metas regionais. No Jardim Santo André, por exemplo, precisamos reduzir os índices de gravidez na adolescência", afirma o assessor do núcleo de participação popular José Onório de Figueiredo Neto. Segundo ele, a Prefeitura promoverá ações e campanhas específicas para cada bairro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;