Cultura & Lazer Titulo Música
Musical comemora
30 anos de Daniel

Para celebrar o vasto tempo de carreira, o cantor
sertanejo lança DVD e EP com músicas inéditas

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
01/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Tudo começou com um gravador e, mais tarde, um violão. Instrumento que Daniel reformou e que guarda até hoje em um cantinho especial. Já o dom nasceu com ele. A família, que também sempre teve afinidade com música, só contribuiu positivamente para a carreira do cantor, que completa 30 anos.

Para celebrar o momento, Daniel, que contabiliza mais de 13 milhões de discos vendidos, lança um DVD em formato de musical no qual conta sua história. O show é dividido por momentos diferentes na vida do cantor, desde a infância até grandes sucessos, passando, portanto, pela despedida de João Paulo.

“Não consegui colocar todas as músicas que geralmente canto, mas pontuei o show justamente com algumas canções que não são minhas, mas que passam exatamente o que estava sentido naquele momento da minha vida”, afirma Daniel.

Aos 45 anos, casado e com duas filhas, o sonho do menino de Brotas já foi conquistado. “A música me proporcionou tudo o que eu tenho na vida. Mas é preciso sempre ter planos. Ainda pretendo construir uma história, deixar meu legado através da música e desejo que isso possa se tornar algo útil para as pessoas.”

Em uma das partes do musical, Daniel dedica um espaço aos questionamentos que passou na carreira já consolidada. Representado, sobretudo, pela música Meu Mundo e Nada Mais, de Guilherme Arantes. “Foi uma época que eu vi que seria injusto não me sentir bem e não passar exatamente aquilo que estava cantando. Fiz questão de trazer à tona essa história para o público entender o que eu estava sentindo, para que as pessoas se colocassem na minha vida.”

A ideia do musical, na qual Daniel também contracena alguma vezes com bailarinos e atores, surgiu de uma visita feita há anos a Nova York. A superprodução envolveu cerca de 200 profissionais e foi grava no Credicard Hall, em São Paulo.

“Qualquer trabalho que seja bem feito chama a atenção. E acredito que é preciso ter conteúdo, meio e fim. Só que todo mundo está um pouco sem paciência hoje, tanto quem está no palco quanto quem está assistindo. Não dá para sair de um show dizendo que estava legal e animado, mas sem saber o que realmente aconteceu ali.”

Para o cantor, no entanto, ter um público fiel não é problema para os novos cantores que surgem em uma época em que tudo parece mais passageiro do que antigamente. O segredo é a forma como o artista conduz o trabalho. “Hoje temos a internet, a tecnologia. É uma maneira diferente de se construir a carreira. Mas dá para dosar e saber escolher se quer fazer um trabalho para o momento ou algo para o resto da vida. Depende de como se planta.”

 

The Voice

A segunda edição do The Voice Brasil começa nesta quinta-feira, na TV Globo, e assim como na temporada passada, Daniel continua como técnico do programa ao lado de Carlinhos Brown, Lulu Santos e Claudia Leitte.

O reality show musical funciona como um trampolim para os novos nomes da música. Uma oportunidade que não existia quando a dupla João Paulo e Daniel se formou. “Já encontrei ex-participantes que me disseram que muita coisa mudou. Eles trilharam um caminho diferente. Foi uma força que eu e João Paulo não tivemos na época em que percorríamos os festivais regionais num verdadeiro trabalho de formiguinha.”

Embora o programa possa destacar o artista em um primeiro momento, é preciso se manter na ativa e se antenar quanto às tendências. “É lógico que existe o lado comercial, mas não pode cair só nessa direção. Tem a arte, tem a música, nada pode ser por acaso. Tem muita coisa acontecendo hoje em dia, e é difícil achar uma grande obra, uma música que fique eternizada. É complicado até lembrar de músicas que estouraram no começo do ano!”

Família

Em uma participação especial na parte do espetáculo em que Daniel dedica às canções românticas, Aline de Pádua, mulher do cantor e bailarina por profissão, também sobe ao palco.

“Sempre fui muito consciente, mas não tinha essa responsabilidade ainda. A paternidade e a família mudam tudo. É uma junção de sentimentos inexplicáveis. A prioridade passa a ser os filhos. Quero estar sempre bem para dar todo o apoio a elas”, completou Daniel.

Além do DVD, um EP com quatro canções inéditas ainda faz parte do especial. Tantinho, de Carlinhos Brown, Maravida, de Gonzaguinha, Fale um Pouco de Você, da dupla Rick&Renner, e Estou Apaixonado, com a participação da cantora mexicana Thalia, fecham os 30 anos de trabalho de Daniel




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;