Política Titulo Apoio
PT de São Caetano
coloca panos quentes
em críticas de Vera

Mandatário, Marcio Della Bella diz que apoio ao governo Paulo Pinheiro é comum acordo

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
01/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O PT de São Caetano botou panos quentes nas críticas da ex-vereadora Vera Severiano sobre a postura de apoio do partido à falta de ações efetivas do governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). A cúpula destaca que essa diretriz foi tomada em comum acordo entre os integrantes da sigla e de seu único representante na Câmara, o vereador Pio Mielo.

Para o mandatário local do PT, Marcio Della Bella, desde o começo da atual administração a agremiação discutiu internamente como iria se comportar. “O Pio não tomou nenhuma decisão da cabeça dele, tudo foi amplamente discutido e conversado. A maioria do PT concorda com o posicionamento. O vereador não é responsável por tudo, ele cumpre o papel dele”, pontuou ele, sobre o apoio que o partido tem dado ao governo.

O primeiro suplente da legenda, Ricardo Rios, afirmou que não há nenhum conflito na postura. “Discutimos bastante internamente e avaliamos que seria importante apostar na administração do Paulo Pinheiro. É o que estamos fazendo”, disse. Rios ainda destacou que os petistas fizeram oposição ferrenha durante os 30 anos de gestões petebistas, ciclo que se encerrou justamente com a vitória do peemedebista no ano passado.

Vera apontou inoperância do Palácio da Cerâmica citando problemas no SUS (Sistema Único de Saúde) e transporte coletivo, dizendo que Pinheiro ainda não mostrou “a que veio”. E cobrou de Pio uma postura mais ácida na Câmara para exigir respostas rápidas de Pinheiro para solucionar impasses.

“A avaliação da Vera sobre o governo não é ruim. Em parte, nós também concordamos com ela. Ela é uma ativista política importante para o partido e não tem nenhum problema em fazer esse tipo de avaliação”, comentou Della Bella.

Assim como o mandatário local, Rios também avaliou positivamente a análise da ex-vereadora. “A Vera sempre foi crítica, independentemente de ser governo ou não. Eu encaro isso mais como virtude do que defeito.”

A discordância de Vera com Pio foi o primeiro sinal de turbulência interna neste ano. A ação dos partidários para evitar a extensão da discussão se deve ao momento de reorganização do partido. Esse processo teve início em janeiro e foca manter unidade para o PED (Processo de Eleição Direta), que será realizado em novembro.

Della Bella já tem apoio da maioria dos militantes, inclusive de Vera, para se manter na presidência. Essa reorganização tem objetivo de conquistar respeito do prefeito e dos outros seis diretórios do PT da região. Com isso, os petistas esperam ganhar espaço no primeiro escalão do Palácio da Cerâmica.

A construção da unidade com a ex-vereadora impõe barreiras naturais. Ela integra uma das correntes mais radicais do PT, a Articulação de Esquerda, enquanto a maioria do diretório tenta se alinhar ao grupo majoritário, liderado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o CND (Construindo um Novo Brasil). “O PT quer contribuir com o governo, temos capacidade para isso. A maioria do partido concorda com isso, inclusive a Vera, ela não é oposição”, avaliou Ricardo Rios. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;