Cíntia Bortotto Titulo
Planeje seu desenvolvimento

Bom momento para voltar a estudar!

Por Cíntia Bortotto
28/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


A maioria das pessoas fala que o ano só começa após o Carnaval. Pois é, a folia está chegando e já é necessário planejar seu desenvolvimento em 2013. Que tal voltar a estudar? Se você apenas se graduou, pode pensar em fazer uma pós-graduação ou um MBA, dependendo da área pode ter um caráter mais especialista para aprofundar a sua aérea de negócio ou pode ser mais generalista.

Se você quer planejar seu desenvolvimento, comece perguntando para você mesmo, seu gestor ou pessoas especializadas na área qual será seu próximo passo de carreira. As perguntas devem ser: O que uma pessoa diferenciada nesta área tem que conhecer? Pela minha perspectiva como eu posso agregar mais valor na empresa na qual eu trabalho? E na perspectiva dos executivos, de pessoas mais experientes? Que instituições de ensino oferecem o conhecimento que eu preciso? Quais são as melhores? Quanto custa o curso que eu pretendo fazer? Como eu posso me organizar para pagá-lo? A empresa pode me ajudar de alguma maneira? Se ela não ajudar vou me conformar ou vou tentar encontrar alternativas?

Abaixo relacionei alguns conhecimentos, habilidades e atitudes, dependendo de sua área de atuação:

- Vendas: como esta área é a locomotiva do negócio, para atuar nela, é necessário um comportamento com certa dose de agressividade (no bom sentido da palavra), o que no dia a dia é traduzido por uma habilidade de persistência, garra, motivação para que os negócios aconteçam. Em geral, é uma área com muita energia e isso transparece no comportamento das pessoas que atuam nela. Conhecimentos bem-vindos nesta área são: conhecimento de mercado e estratégias de marketing, técnicas de vendas, precificação, noções financeiras de custo, margem, etc. Outro comportamento muito desejado para este público é a capacidade de relacionamento;

- Área financeira: esta é uma área muito importante para a gestão do negócio, e precisa ser feita com muito profissionalismo, pois envolve pagamentos, a confiabilidade da empresa para com fornecedores, clientes e colaboradores, além de ser a área que faz uma interface com o Governo, por meio do recolhimento e pagamento das tributações. É uma área que se beneficia da velocidade de raciocínio, portanto valoriza formações como engenharia, por exemplo. Para continuar os estudos, recomendo uma especialização em custos, demonstrativos contábeis, orçamento e controle. Outro ponto de destaque é a especialização em rotinas de auditoria, pois mais do que fazer, temos sido exigidos de fazer corretamente.

Na semana que vem, falarei mais de outras áreas. Desenvolva-se em 2013, siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;