Cultura & Lazer Titulo
Contos do poeta da vila
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
23/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


 

O carioca Noel Rosa (1910-1937) teve uma vida curta. Já de sua inspiração não se pode dizer o mesmo. Nos 26 anos em que viveu, compôs mais de 300 canções. Grande parte reveladoras, que contavam sobre as noites de boemia e eternizavam a aura de glamour do Rio de Janeiro dos anos 1930.

Para reviver este período, nada melhor que suas próprias canções, que se transformam em histórias em Noel Rosa - O Poeta da Vila e Seus Amores, musical exibido hoje e amanhã no Sesc Santo André.

Com texto de Plínio Marcos, a montagem não tem a pecha de marginal que é conferida à maioria dos clássicos do dramaturgo - como Navalha na Carne e Homens de Papel, mas guarda um quê da malandragem carioca. "O universo do Noel é totalmente chafurdado na boemia. Por mais que este texto do Plínio não seja rasgado, não tenha palavrões, há algo da atmosfera marginal do período no texto, mas de uma marginalização mais glamourosa", conta a andreense Lívia Camargo, que interpreta a grande paixão do compositor no texto, a dançarina Ceci.

O espetáculo conta com 26 números musicais e texto curto para permear as interpretações, que de forma não linear apresenta um mosaico do artista, de sua obra e do mundo em que viveu. "A maestria do Plínio está em evidenciar o papel dramatúrgico da música do Noel. Não existe biografia mais leal ao compositor e ao seu período do que suas próprias canções."

Não ficam de fora clássicos como Com Que Roupa?, Palpite Infeliz e Último Desejo. Personagens clássicos, como a musa do compositor, Aracy de Almeida, dão pinta no espetáculo. Wilson Batista, malandro do morro, com quem Noel brigava por meio de versos musicados, também aparece.

Também produtora do espetáculo, Lívia evidencia que o que mais lhe chamou atenção no poeta da vila foi a vida boa, apesar de curta: "Apesar de sua fragilidade e problemas de saúde, ele preferiu viver uma vida bem vivida do que se preservar. Lutou pela intensidade, não pela longevidade."

Noel Rosa - O Poeta da Vila e Seus Amores - Teatro Musical. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Hoje e amanhã, às 20h. Ingr.: R$ 3 a R$ 12.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;