Nacional Titulo
Funasa investiga casos de morte por desnutrição em Dourados (MT)
Da Agência Brasil
14/03/2005 | 13:53
Compartilhar notícia


A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) ainda apura o número total de crianças indígenas guarani-kaiowá mortas desde o início do ano após terem sido internadas apresentando sintomas relacionados à desnutrição. As estatísticas divulgadas até o momento são parciais, porque há atestados de óbito com dados incompletos e informações imprecisas. Além disso, existem suspeitas de que parte das mortes tenha se dado em função de complicações surgidas durante o tratamento hospitalar.

Uma comissão nomeada pela prefeitura de Dourados (220 quilômetros a sudoeste de Campo Grande) deve iniciar nesta segunda-feira investigações no Hospital da Mulher, unidade em que morreram cinco crianças guarani-kaiowá desde janeiro. Na semana passada, técnicos do Ministério da Saúde visitaram a unidade. O relatório que eles produziram ainda não foi divulgado, mas, a partir das avaliações preliminares, a Funasa já recomendou a análise à prefeitura de Dourados.

Segundo a fundação, duas crianças indígenas que morreram na Ala Pediátrica do Hospital da Mulher foram internadas com diarréia e vômito, mas apresentaram como causa mortis "pneumonia por broncoaspiração" – infecção iniciada quando a criança inala comida ou líquido para os pulmões, e que pode ser indício de descuido no momento da alimentação. Por prevenção, a Funasa está transferindo para outras unidades todas as crianças indígenas ainda internadas no Hospital da Mulher.

A Funasa também está examinando os atestados de óbito das crianças indígenas mortas desde o início do ano. Há informações incompletas e, pelos registros, não é possível saber, por exemplo, se uma criança ficou desnutrida depois de ter contraído uma determinada infecção (doentes, a criança tem dificuldade de se alimentar) ou se ela ficou doente em conseqüência da falta de alimentação. Além disso, segundo a Funasa, é incorreto dizer que uma criança morre "de desnutrição". O que existe são mortes que decorrem de problemas de saúde surgidos no corpo do desnutrido, que fica enfraquecido.

Atualmente, em Dourados, há quase 40 crianças guarani-kaiowá internadas num Centro de Recuperação Nutricional, localizado na área da reserva indígena local. Segundo a Funasa, desde que se iniciaram as medidas emergenciais para prevenir novas mortes de crianças indígenas relacionadas à desnutrição, o número de internações caiu de 12 por semana em fevereiro para quatro nas duas primeiras semanas de março.

A Funasa também divulgou o resultado do mapeamento realizado entre 515 crianças guarani-kaiowá no sábado, na aldeia Tey Kue, em Caarapó. Foram encontradas 12 crianças desnutridas e 45 em situação de "risco nutricional".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;