Economia Titulo
INSS e Justiça começam a conciliar hoje 80 mil ações
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
03/12/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Começa hoje e termina no sábado (8) a Semana Nacional da Conciliação, evento promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e que tentará resolver, através de audiências conciliatórias, mais de 200 mil processos contra órgãos do governo federal, sendo 80 mil de caráter previdenciário.

A grande vantagem para os segurados do INSS e demais cidadãos que têm processos contra a União, é que os litígios que demorariam anos para serem resolvidos poderão ser solucionados imediatamente se houver acordo entre as partes.

O perigo é que a maioria das pessoas não tem conhecimento jurídico ou mesmo de ordem econômica e financeira e podem aceitar propostas ruins na crença de que são vantajosas.

Alerta - A advogada previdenciária, Fabíola Chericoni, que presta assessoria para a Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do ABC, alerta àqueles que têm processo a não irem sozinhos à audiência conciliatória.

“Quem entrou com processo por meio de um advogado deverá conversar bem com ele para entender como as coisas funcionam. Para quem abriu a ação por conta própria, no Juizado Especial Federal, eu aconselho a procurar um advogado de confiança para pegar informações. É preciso entender que o INSS e demais órgãos estarão representados por especialistas no assunto”, aconselhou Fabíola.

No caso da Previdência, as audiências são para ações de concessão de aposentadoria urbana por idade, benefício rural e pedidos de revisões.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;