Internacional Titulo
Corpos de mulheres e crianças são encontrados em fossa no Iraque
Da AFP
27/12/2005 | 14:40
Compartilhar notícia


Os restos mortais de mulheres e crianças foram encontrados em uma fossa comum descoberta nesta segunda-feira na cidade xiita de Kerbala, ao sul de Bagdá, anunciou nesta terça-feira o porta-voz da polícia da província, Abdel Rahmane Mechauiuma.

De acordo com Mechaui, dezenas de corpos foram exumados e levados para o hospital da cidade onde testes de DNA estão sendo realizados para identificá-los.

Na segunda-feira, o mesmo porta-voz informou que "a fossa foi descoberta por acaso por operários municipais que instalavam tubos de água potável", a apenas 500 metros do mausoléu do imã Hussein, no centro da cidade, situada a 100 km ao sul de Bagdá.

Um morador do local, Salmane Saadun, 50 anos, afirmou ter visto em 1991, após a chegada da Guarda Republicana - a tropa de elite do antigo exército de Saddam Hussein - máquinas escavando a área. "Os corpos foram enterrados e o local foi transformado em um pequeno jardim", acrescentou.

Diversas fossas foram descobertas no Iraque desde a queda do regime de Saddam Hussein em abril de 2003, principalmente no sul xiita e no norte curdo.

O antigo Governo provisório da coalizão, dirigido pelos Estados Unidos, havia informado em 2004 que 259 fossas contendo os restos de 300 mil pessoas haviam sido descobertas no país.

Segundo as autoridades, as fossas do sul contêm os restos mortais das vítimas da repressão do antigo regime, pertencentes à maioria xiita que se rebelou contra o governo de Bagdá após o fim da Guerra do Golfo, em 1991.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;