Internacional Titulo
Iraque nega avanços dos EUA em Karbala e elogia milícias
Por Do Diário OnLine
02/04/2003 | 08:50
Compartilhar notícia


O ministro iraquiano da Informação, Mohammad Said al-Sahhaf, disse ensta terça-feira que os Estados Unidos "não param de mentir" sobre os avanços das tropas da coalizão na guerra do Iraque, que entra nesta quarta em seu 14º dia. Segundo Said al-Sahhaf, Karbala não está cercada, tropas da Guarda republicana não foram atacadas e nem a ponte do rio Tigre atravessada.

Nesta quarta, fontes norte-americanas haviam anunciado que fuzileiros navais tomaram n uma importante ponte sobre o Tigre, na região central do Iraque, e assumiram o controle da Estrada 6, que liga Kut a Bagdá. Além disso, um representante do Comando Central norte-americano (Centcom) no Catar afirmou que forças terrestres e aerotransportadas dos EUA atacaram as divisões Bagdá, Medina e Nabucodonosor da Guarda Republicana, o exército de elite de Saddam Hussein.

Said al-Sahhaf disse ainda que conversou com o governador de Karbala, o qual lhe confirmou que a cidade está “sob controle iraquiano”. “Já envie para lá (Karbala) duas tropas que retornarão com sua missão cumprida. O que os Estados Unidos falam sobre a guerra é tudo ilusão”, completou.

Logo em seguida Said al-Sahhaf elogiou as milícias paramilitares, principalmente a Fedayeen Saddam. “Eles tiveram atos bravos, eralmente heróicos. São quase seis mil e vêm de todo o mundo muçulmano e árabe. Os Fedayeen operam em todos os campos de guerra e estão causando baixas nos inimigos. E não se surpreendam se encontrarem mulheres entre eles”, alertou.

Segundo Said al-Sahhaf, os americanos estão cometendo graves erros, entre eles o de mandar que aviões sobrevoem a baixas altitudes, o que “está causando vibrações e danificando locais sagrados dos xiitas, como túmulos. O mundo vai criticar os EUA por isso”, afirmou o ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;