Setecidades Titulo
Área próxima ao CDP-Mauá pode abrigar Febem
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
03/08/2005 | 07:58
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá indicou nesta terça-feira um terreno próximo ao CDP (Centro de Detenção Provisória) do bairro Sertãozinho para construção da unidade da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor). A área, de 12 mil m², foi oferecida como alternativa ao local escolhido pelo Estado, que pretendia implementar o centro para menores infratores nos arredores da estação Capuava da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A equipe técnica da Febem vistoriou na tarde desta terça-feira o terreno sugerido, que pertence ao município, mas ainda não anunciou se é adequado para a construção da unidade. Nos próximos dias, segundo informações da Prefeitura, o local deve passar por nova análise técnica. Antes, a administração vai realizar a limpeza superficial da área para facilitar a vistoria, além de um levantamento da infra-estrutura disponível, como rede de água, de esgoto e iluminação pública.

A Prefeitura ainda não divulgou o endereço exato do terreno, mas dá o CDP como ponto de referência, localizado em área industrial e afastado dos bairros residenciais. A unidade da Febem em Mauá, a primeira a ser instalada no Grande ABC, terá capacidade para abrigar 40 menores. O prédio receberá somente infratores do município e segue o novo modelo de instituição proposto pelo Estado para reabilitar crianças e adolescentes em conflito com a lei. Pela nova concepção, os centros de internação são compactos e os municípios participam da aplicação de medidas socioeducativas, como liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.

No último dia 19, o Estado abriu licitação para executar a obra de nove unidades de internação, entre elas a de Mauá. A empresa vencedora será conhecida em 23 de agosto e o prédio deve ser entregue até o final deste ano. O centro seria erguido num terreno ao lado da linha do trem, na rua Rosa Kasinski, no Capuava. O prefeito interino Diniz Lopes (PL) não gostou da escolha porque o município tem planos de construir um viaduto no mesmo local, e desde então busca outra área.

A região tem cerca de 400 menores internos na Febem, e cerca de 40 são de Mauá. Para que os infratores pudessem cumprir medida mais perto de suas casas, como determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), seriam necessários outros dez prédios. No entanto, não há previsão para construção de outros centros na região. Nenhum terreno foi localizado nos demais municípios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;