Sua Saúde Titulo
Resfriado

Enquanto a maioria de nós se sente desconfortável perto de alguém que está espirrando e tossindo, a verdade é que estes sintomas

Leo Kahn
30/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O resfriado é uma doença viral que acomete as vias aéreas superiores, nariz e a garganta, podendo ser transmitida entre pessoas por meio de perdigotos eliminados ao tossir, espirrar e falar ou até pelo contato em objetos que contenham o vírus - como telefones, lenços e outros. Existem cerca de 200 tipos diferentes de vírus que invadem as células da mucosa nasal, sendo o mais frequente o rinovírus.

Estima-se que o rinovírus cause de 30% a 35% de todos os resfriados em adultos, e são mais ativos no começo do outono, primavera e verão. A causa de 30% a 50% dos resfriados em adultos, presumidamente viral, permanece sem ser identificada.

O frio favorece em parte o desenvolvimento do vírus, principalmente devido ao enfraquecimento do sistema imunológico, mas o estresse, umidade, reações alérgicas da nasofaringe e, nas mulheres, a fase menstrual podem colaborar. Atinge principalmente crianças e jovens em fase escolar, devido à facilidade de transmissão em ambientes fechados; em média ocorrem até 10 episódios por ano.

Os adultos têm em média de dois a quatro resfriados por ano, sendo que mulheres, especialmente entre os 20 e 30 anos, têm mais resfriados do que os homens, provavelmente por causa do contato mais próximo com crianças e da fase menstrual. Pessoas com mais de 60 anos têm normalmente menos de um resfriado por ano.

Estudos sugerem que uma pessoa está mais propensa a transmitir o rinovírus do segundo ao quarto dia de infecção, quando a quantidade de vírus na secreção nasal é maior. A infecção dura em geral de sete a 10 dias.

SINTOMAS:

Coriza

Obstrução nasal

Diminuição do olfato e paladar

Espirros

Tosse

Garganta inflamada

Rouquidão

Dor de cabeça

Dor no corpo

No início do resfriado o escorrimento nasal é líquido e límpido. Depois, o líquido se torna mais espesso e purulento. Comumente não há febre, ou a febre é pouco intensa.

DICAS:

Evite lugares fechados

Lave as mãos com sabão freqüentemente

Não fume

Ingira bastante líquidos

Alimente-se de maneira saudável, com frutas ricas em vitamina C e verduras

Tente diminuir seu estresse

Evite respirar pela boca

Mantenha o nariz úmido pingando gotas de soro

Utilize lenços de papel descartável

Não existem vacinas para resfriados

Não faça uso de bebidas alcoólicas

Faça inalações com vapor quente

Não faça atividades físicas durante o período

Enquanto a maioria de nós se sente desconfortável perto de alguém que está espirrando e tossindo, a verdade é que estes sintomas são o último estágio e geralmente aparecem quando a pessoa está menos infectada. A maioria das pessoas espalha seu resfriado para os outros durante os primeiros dias, quando a garganta dói e estão começando a ficar mal. De qualquer maneira cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar.

Consulte seu médico se o resfriado estiver associado a febre alta e duradoura, impressão de sinusite, se o resfriado durar mais de 10 dias, assim como em caso de problemas respiratórios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;