Sua Saúde Titulo
Varizes esofágicas

São veias dilatadas e tortuosas, geralmente localizadas no terço inferior do esôfago

Por Leo Kahn
01/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


São veias dilatadas e tortuosas, geralmente localizadas no terço inferior do esôfago, na região esofagogástrica, em consequência do aumento da pressão do sangue causada principalmente pela cirrose do fígado.

A cirrose forma uma barragem ao sangue que vem dos intestinos pela veia porta para, através do fígado, atingir a veia cava inferior e o coração. Sendo incapaz de vencer essa barragem, o sangue faz circulação colateral pelas veias do esôfago e do estômago. O aumento da tensão do sangue nessas veias forma varizes no estômago e principalmente no esôfago.

O sangramento por ruptura de varizes esofágicas é a principal complicação da hipertensão porta. Sua causa mais importante é, sem dúvidas, a cirrose hepática, mas, no entanto, outras condições podem levar ao desenvolvimento da síndrome de hipertensão porta e, por conseguinte o surgimento de varizes esofagogástricas, como a esquistossomose, a trombose de veia porta e o aumento do baço.

A patologia esta presente em até 40% dos pacientes com cirrose no momento do diagnóstico e cerca de 30% destes apresentarão sangramento em algum momento. 

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO SÃO:
Hipertensão porta superior a 12 Mmhg;

Classificação funcional child-pugh B ou C;

Varizes em terço inferior do esôfago, especialmente se maiores que cinco centímetros;

Presença de pontos avermelhados ou cordões avermelhados sobre as varizes no exame endoscópico.

O diagnóstico é realizado através da história clínica e do exame físico pelo médico gastroenterologista, utilizando-se também da endoscopia digestiva e de exames de imagem como a tomografia e a ressonância magnética que permitem verificar a circulação da veia porta. 

SINAIS E SINTOMAS
As varizes esofágicas geralmente não produzem sinais ou sintomas, a menos que sangrem, provocando vômitos de sangue; sangue nas fezes; choque hipovolêmico em casos graves. 

SAIBA MAIS
As varizes esofágicas são causa frequente de hemorragia do tubo digestivo, dando origem a hematêmese e melena.

Outras doenças e condições também podem causar varizes de esôfago:

Várias doenças do fígado podem levar à cirrose como a hepatite, a doença hepática alcoólica e o transtorno do ducto biliar chamada cirrose biliar.

A trombose da veia esplênica é outra causa de varizes esofágicas e há ainda outras causas mais raras.

Infecção parasitária.

A síndrome de budd-chiari é uma doença rara que faz com que os coágulos de sangue que podem obstruir as veias que transportam o sangue para fora do fígado.

Na presença do diagnóstico correto de varizes de esôfago, o endoscopista deve se preocupar em classificar as varizes esofagianas, para uma melhor interpretação de abordagem clínica.

A cada ano, aproximadamente, entre 4% e 30% dos pacientes com varizes pequenas apresentará varizes grandes com o risco de sangrar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;