Setecidades Titulo
Cavaleiros da região fazem romaria até Pirapora
Por Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
05/08/2005 | 07:42
Compartilhar notícia


Romeiros do Grande ABC e seus cavalos tomarão as estradas com destino a Pirapora do Bom Jesus, no interior do Estado. Cerca de 150 cavaleiros sairão às 8h, da Igreja Matriz de São Bernardo, para uma jornada de aproximadamente 53 quilômetros, a serem percorridos em dois dias. A romaria está em sua sexta edição. Pirapora, destino da viagem, é visitada durante todo o ano por milhares de fiéis, atraídos pela imagem de Jesus Cristo encontrada às margens do rio Tietê em 1725.

O comerciante Gláucio Gomes Nascimento, 42 anos, organizador do evento, conta que a romaria começou com 16 cavaleiros. “Isso ocorreu depois de uma promessa que fiz por causa de um problema de saúde do meu filho”, revela. Luís Gustavo, hoje com 13 anos e bem de saúde, acompanha o pai todos os anos. “Ele é o mascote da turma”, comenta Nascimento. Outra fiel companheira na viagem do comerciante é a mula Suzana. “Há três anos ela faz essa viagem.”

O grupo que pernoita no sábado em Santana de Parnaíba. Tirando paradas para refeições e descanso, a organização da viagem calcula que o grupo cavalgará oito horas no sábado e outras oito no domingo. “Mas tudo isso depende do ritmo do grupo”.

A única exigência dos organizadores é que os cavaleiros levem animais com sela e em boas condições de saúde. “Não judiamos dos animais. Teremos, inclusive, uma estrutura de apoio para eles”. Alguns membros da comitiva seguirão em charretes.

Os romeiros serão acompanhados por caminhões de água e ração. Veterinários, ficarão à disposição dos participantes, caso algum animal tenha problemas. Os participantes voltarão de carro e os cavalos, em caminhões. O transporte fica por conta de cada grupo.

Gláucio Nascimento conta que o evento foi inspirado em outros parecidos que ocorrem em outras cidades. “Participava de romarias a cavalo em Santo Amaro e em outros locais. Aí pensei que seria melhor ainda se saísse da minha própria cidade”, lembra. Hoje, além de moradores das sete cidades, há romeiros de vários municípios do Estado que se juntaram ao grupo.

Para participar do evento, os interessados devem comprar um camiseta, que custa R$ 65. “Isso dá direito ao almoço grátis”, explica o militar Roberto Loyola da Visitação, 46, um dos organizadores da romaria. Ele também participa da romaria desde o começo, há seis anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;