Esportes Titulo
FIA pode dar vitória para Fisichella no GP Brasil
Da AFP
09/04/2003 | 10:13
Compartilhar notícia


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou esta quarta-feira que está estudando uma revisão, em benefício do italiano Giancarlo Fisichella (Jordan), que terminou em segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, disputado no último domingo em São Paulo.

A prova terminou oficialmente com a vitória do finlandês Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes) e a FIA anunciou no comunicado que uma decisão formal será tomada na próxima sexta-feira, ao término de uma reunião organizada em Paris na presença dos comissários esportivos do GP e de "todos os atores que possam ser implicados em uma revisão da classificação".

"A FIA recebeu provas que contrariam as informações fornecidas pelos cronometristas do Grande Prêmio do Brasil, o carro número 11 (de Fisichella) havia iniciado a volta 56 antes de a corrida ser interrompida (por motivos de segurança)”, explicou a federação.

"Se este fato for confirmado, a classificação da prova será a registrada ao final da volta 54 e não da 53, como se divulgou", adiantou.

Ao término da volta 54, Fisichella estava na frente de Raikkonen e do espanhol Fernando Alonso (Renault), enquanto que depois da 53 era o finlandês que estava na frente do italiano.

A corrida, prevista para 71 voltas, foi interrompida depois de um acidente duplo ocorrido com o australiano Mark Webber (Jaguar) e em seguida com Fernando Alonso (Renault), que estavam então na volta de número 55, a boa distância dos líderes.

O regulamento prevê, em tais circunstâncias, que seja homologada, como resultado final, a classificação registrada duas voltas antes do momento em que foi suspensa a prova.

Depois da corrida, houve certa decepção nos boxes da Jordan, pois Giancarlo Fisichella havia surgido como ganhador, mas o italiano recebeu em seguida um duro golpe quando foi anunciado o resultado oficial, tomando a volta 53 como referência.

Fisichella, que jamais ganhou um Grande Prêmio em 110 participações, teve uma atitude esportiva e não desprezou o segundo lugar, embora seu carro tenha se incendiado.

"Estou um pouco decepcionado porque poderia ter vencido. De qualquer modo, nem acreditávamos que poderíamos subir no pódio hoje. Assim, acho isto fantástico", disse o italiano no domingo.

A corrida esteve também marcada por numerosas derrapagens, choques e incidentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;