Cultura & Lazer Titulo
Chegam mais três volumes da série de Chico Buarque
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
08/04/2006 | 10:02
Compartilhar notícia


O futebol, o encantamento pelas mulheres, musas de suas mais inspiradas canções, e o fascínio pela literatura. Estas grandes paixões do cantor e compositor Chico Buarque são os temas do terceiro e último volume da bem-sucedida série de DVDs sobre a vida e a obra do artista. Nos três discos que compõem a caixa (EMI, R$ 130 em média), com direção de Roberto de Oliveira, embora conserve sua habitual discrição, Chico se mostra mais à vontade para abordar suas criações e desejos.

Em Romance, gravado nas ruas de Paris, num clima intimista e absolutamente cool, o músico fala sobre as diferenças entre os tipos de canções de amor e sobre como as formas de amar mudaram com o passar do tempo. "A geração dos nossoS avós declamava poemas quando queria se declarar para alguém. Hoje, os casais trocam versos de canções como ‘torpedos’", afirma o compositor.

Um momento saboroso é quando o músico se recorda do "poetinha" Vinicius de Moraes (1913-1980), mestre na arte de fazer "piropos", versos compostos para conquistar a mulher desejada. Como um presente para seu público, compôs a canção Outros Sonhos, um belíssimo exemplar do gênero.

Entre as participações especiais, a cantora baiana Daniela Mercury, em dueto com Chico, em Eu te Amo; a vocalista do Kid Abelha, Paula Toller, em Dueto; a diva Elis Regina (1945-1982), resgatada em imagens de arquivo em uma interpretação lancinante de Atrás da Porta; e o parceiro Edu Lobo, em A Bela e a Fera.

No DVD O Futebol, ele recorda o impacto que sofreu com a histórica derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 50, que calou a torcida brasileira que lotava o Estádio do Maracanã. Também contém imagens de Chico jogando bola com seu time, o lendário Politheama, em cidades como Rio, Lisboa e Paris.

Para quem gosta do esporte bretão, o documentário é prato cheio, já que apresenta vários momentos brilhantes de craques da pelota, entre eles Pagão, Pelé, Garrincha e Ronaldinho, com quem Chico se encontra em Barcelona para um papo descontraído. O "rei" do futebol ainda se arrisca a cantar e faz um participação em Preconceito, samba de Wilson Batista e Marino Pinto.

Outros destaques ficam por conta da dobradinha com o grupo humorístico Os Trapalhões, em Pirueta (para deleite de quem já completou 30 anos) e a interpretação de Chico em Hino do Politheama. O DVD traz ainda participações de Toquinho e Silvio Rodriguez.

Budapeste – Gravado em Paris, Lisboa e Budapeste Uma Palavra trata de como o compositor lida com as diferenças entre a linguagem musical e a literária. Um fato curioso ressaltado no documentário é que Chico, autor de Budapeste, livro lançado em 2003, após dois anos de pesquisa, nunca tinha visitado a capital húngara.

No campo musical, os quitutes são Fado Tropical, que abre o DVD em grande estilo; Mano a Mano, com João Bosco; Ela Desatinou, com Daniela Mercury e o "maestro soberano" Tom Jobim (1927-1994); Passaredo, ao lado de Francis Hime; e A Dança dos Banqueiros, interpretada em parceria com Edu Lobo. Imperdível.

O Futebol
-
Ótimas imagens com as performances de Pelé, Garrincha e Ronaldinho.
- O encontro com o craque Ronaldinho, em Barcelona.
- Chico mostra habilidade com a bola à frente de seu time Politheama.
- O cantor faz dueto com Pelé no samba Preconceito, uma composição de Wilson Batista e Marino Pinto.
- Canções deliciosas sobre o tema, entre elas ...e o Juiz Apitou, O Futebol e o Hino do Politheama.

Romance
-
Chico passeia por Paris em clima cool. A cidade é pano de fundo para as entrevistas.
- O compositor fala sobre formas de amar e lembra Vinicius de Moraes e os "piropos", versos compostos para a mulher amada.
- A inédita canção Outros Sonhos, especialmente composta por Chico para o documentário.
- Em imagens de arquivo, a cantora Elis Regina (1945-1982) apresenta uma versão tocante da canção Atrás da Porta.

Uma Palavra
- A participação de Francis Hime, que acompanha Chico desde a década de 70, na singela composição Passaredo.
- Chico conhece Budapeste, capital húngara que o inspirou a escrever um romance homônimo.
- Edu Lobo, em A Dança dos Banqueiros.
- Daniela Mercury, Chico e Tom Jobim demonstram sintonia em Ela Desatinou.
- O cantor João Bosco, em mais uma demonstração de virtuosismo, divide os holofotes com Chico em Mano a Mano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;