Nacional Titulo
Recadastramento de aposentados começa nesta terça
Por Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
31/10/2005 | 08:34
Compartilhar notícia


O recadastramento dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa nesta terça. Apenas os convocados em outubro devem comparecer com os documentos solicitados à agência bancária na qual recebem o benefício.

O censo previdenciário tem como objetivo atualizar o cadastro dos segurados para acabar com as fraudes, eliminar os pagamentos indevidos, reduzir custos, agilizar o atendimento e alimentar o banco de dados do governo federal.

Todos os que tiveram benefício concedido antes de 2003 serão obrigados a fazer o recadastramento, cuja previsão de término é 2007. Os documentos exigidos para o recadastramento são CPF, além de carteira de identidade, de habilitação ou profissional). No Grande ABC, existem mais de 300 mil aposentados e pensionistas, segundo o Sindicato dos Aposentados do Estado de São Paulo.

De acordo com a gerente do INSS de Santo André, Fátima Conceição, aqueles que não receberam nenhuma mensagem ao sacar o pagamento de outubro não devem se recadastrar por enquanto. "A primeira etapa vale somente para os já convocados, e o prazo para comparecer ao banco é dezembro. Os que não foram chamados devem ficar tranqüilos. É importante o beneficiário saber que o recadastramento será feito somente no banco. As agências do INSS não farão a atualização da documentação."

Os aposentados e pensionistas também podem verificar se estão convocados pela página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br) ou pelo telefone 0800-780191.

Quem não puder comparecer à agência bancária poderá ser representado por procurador ou representante legal. Se o recadastramento não for feito até dezembro, o INSS enviará carta registrada à casa do beneficiário. Depois disso, o pagamento do benefício é suspenso. Se isso acontecer, só voltará a ser depositado após solicitação ao INSS.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclarece que, em razão das denúncias de golpes no Censo Previdenciário, os segurados precisam ficar atentos. "Em hipótese alguma os bancos enviarão funcionários à casa dos aposentados e pensionistas para recolher documentação. Em tais situações, o beneficiário não deverá entregar cartões de saque de benefício nem informar senha, e sim comunicar o ocorrido à polícia", informou a entidade por meio de nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;