Internacional Titulo
Mexicanos aceitam possível legalizaçao do aborto
Por Do Diário do Grande ABC
16/08/2000 | 12:08
Compartilhar notícia


Seis de cada dez mexicanos sao a favor do aborto e apenas um de cada dez acha que a prática deve ser castigada, revelou nesta quarta-feira uma pesquisa realizada pelo jornal Reforma.

A pesquisa foi feita com mais de 800 cidadaos dos 32 Estados do país e informa que 61% dos entrevistados é a favor do aborto sob certas circunstâncias, e apenas 15% é contra a prática.

As circunstâncias nas quais os entrevistados aprovam o aborto sao gravidez de risco, gravidez fruto de violaçao sexual ou quando há problemas ou malformaçoes no feto. Mais da metade dos entrevistados considerou que quando nao há atenuantes, o aborto deve ser passível de puniçao.

Apesar de estar proibido pelas leis mexicanas, 19% dos entrevistados disseram conhecer alguma pessoa que praticou um aborto nos últimos doze meses.

Há algumas semanas, o tema do aborto no México vem sendo um ponto de debate entre a Igreja e os partidos políticos, uma vez que o Congresso de Guanajuato (oeste do México) analisa uma iniciativa para evitar que mulheres vítimas de violência sexual submetam-se à prática.

Dados do Ministério da Saúde revelam que por ano morrem no México 1.500 mulheres que interromperam a gravidez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;