Setecidades Titulo
Fogo destrói antiga fábrica em S.Bernardo
Por Christiano Carvalho
Da Redaçao
09/08/2000 | 00:29
Compartilhar notícia


  Um incêndio de grandes proporçoes destruiu toda a estrutura de madeira da antiga fábrica da Fundiçao Windsor, na avenida Dr. Rudge Ramos, divisa entre Sao Bernardo e Sao Paulo, no início da noite desta terça. Os fundos do prédio, que dao para a pista local da rodovia Anchieta, no Km 12, sentido capital, foram a parte mais afetada.

O fogo começou por volta das 18h50 e foi percebido por professores e alunos que estavam no Hospital Veterinário da Universidade Bandeirante, que fica próximo à fábrica. Eles chamaram imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Empregados da tecelagem Tekla, situada a 20 m da fundiçao, se adiantaram à chegada dos bombeiros e fizeram o resfriamento da lateral do prédio utilizando uma mangueira de água da própria empresa. "Quando o incêndio começou, ficamos com medo de que o fogo atingisse a fábrica. E aqui o estrago poderia ser bem maior, já que trabalhamos com tecido, material que queima com muita facilidade. Há 11 anos aconteceu um enorme incêndio que destruiu toda a indústria", disse um funcionário da empresa.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros da regiao - dois caminhoes-pipa, um de Sao Caetano e outro de Sao Bernardo, e um carro de resgate de Santo André - foram acionados. Dez homens trabalharam na operaçao, que teve o comando do tenente Madrucci. Os bombeiros demoraram cerca de uma hora para controlar o fogo, mas às 21h30 eles ainda faziam o trabalho de rescaldo para verificar se ainda existia algum foco de incêndio.

Apenas as estruturas de madeiras, usadas para a sustentaçao do telhado, que já nao existe mais, foram destruídas. As paredes, de concreto, nao foram queimadas. Ninguém ficou ferido ou foi encontrado no interior do prédio.

A antiga fábrica da Fundiçao Windsor está desativada há vários anos e atualmente pertence à Uniban, campus ABC. O edifício será demolido para a construçao de novas instalaçoes da instituiçao.

O motivo do incêndio nao foi informado pelo Corpo de Bombeiros. Porém, segundo o funcionário da Tekla, algumas famílias pobres que recolhem papelao nas ruas costumam se abrigar no prédio desativado da fundiçao nos dias de frio. "Muitas vezes, fazem fogueira lá dentro para se aquecer. Na semana passada, uma criança morreu asfixiada lá dentro", disse ele, que acredita que o incêndio possa ter sido provocado dessa forma.

No horário em que o incêndio teve início, era grande o movimento de carros e pedestres na avenida Dr. Rudge Ramos em razao da entrada de alunos na universidade. Uma viatura da Polícia Militar Rodoviária tentou organizar o trânsito na via Anchieta, que ficou congestionada no trecho próximo ao local em que ocorreu o incêndio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;