Esportes Titulo
Santos inicia Brasileiro em Goiânia sem a pressão por novos títulos
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
16/04/2006 | 12:15
Compartilhar notícia


O Santos faz neste domingo a sua estréia no Campeonato Brasileiro de 2006 diante do Goiás, atual campeão goiano, no estádio Serra Dourada, em jogo marcado para iniciar às 18h10. Talvez seja a primeira vez, em 22 anos, que a equipe da Baixada Santista entrará na disputa da principal competição do futebol brasileiro sem um peso nas costas. Isso porque o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo conseguiu, no último domingo, encerrar uma incômoda fila ao conquistar o Campeonato Paulista – considerado o estadual mais difícil do país.

Desacreditado no início do ano, o Santos conseguiu reverter a grande diferença (em termos de qualidade no elenco) que o separava do trio de ferro paulista e venceu seu primeiro estadual desde 1984. O título deu moral aos santistas, que durante a semana conseguiram outro bom resultado, pela Copa do Brasil: 2 a 1 contra o Brasiliense, na Vila Belmiro, no jogo de ida de competição nacional. Apesar da boa fase, o Peixe ainda mostra deficiências em algumas posições. Mas, conforme já adiantou o presidente Marcelo Teixeira, a torcida não deve esperar reforços de peso para a disputa do Brasileiro.

Por sua vez, o Goiás também driblou a desconfiança que o cercava no início da temporada. Mesmo perdendo as suas principais estrelas – a última foi o meia Rodrigo Tabata, exatamente para o Santos –, o time parece ter assimilado bem o baque e montado um time competitivo. Resultado: confirmou o favoritismo no estadual e, de quebra, se classificou com antecedência para as oitavas-de-final da Copa Libertadores, logo em sua primeira participação no principal torneio sul-americano de clubes. O time goiano quer usar o Brasileirão 2006 para superar a histórica marca conquistada no ano passado, quando ficou com a terceira colocação.

Para essa partida de estréia, Luxemburgo só não contará com força total por conta do desfalque do volante chileno Maldonado, apontado como o melhor jogador do Peixe na conquista estadual. O jogador está com uma fissura no pé direito e deve voltar aos gramados somente em maio. Wendel e Heleno são cotados para substituí-lo.

Além disso, o Santos já começa a ensaiar o que deve ser a dupla de ataque titular no Brasileirão: Reinado e o mexicano De Nigris. Ele ficará com a vaga do jovem Geílson, que não conseguiu se firmar. De Nigris fez sua estréia na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, mas mostrou falta de ritmo e acabou substituído por Magnum. No Goiás, o técnico Geninho não poderá contar com os volantes Cléber e Fabiano e com o meia Romerito, que se recuperam de contusão. A equipe espera manter um tabu particular: não perde em estréias de Brasileiro desde 1993.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;