Internacional Titulo
Duzentas mil pessoas assistem a missa pelo papa em Varsóvia
Da AFP
05/04/2005 | 15:53
Compartilhar notícia


Cerca de 200 mil fiéis assistiram na tarde desta terça-feira a uma missa ao ar livre em memória do papa João Paulo II no centro de Varsóvia, onde o pontífice incentivou, em 1979, os poloneses a resistirem ao comunismo.

A missa, oficializada pelo cardeal Jozef Glemp, primado da Polônia, contou com a participação de 250 sacerdotes. A praça de Pilsudski, em pleno centro da capital polonesa, estava abarrotada de pessoas. Foi nesse local que, em 2 de junho de 1979, João Paulo II, de volta à Polônia pela primeira vez como papa, pediu a seus compatriotas que não tivessem medo da ditadura comunista.

"Que o Espírito Santo desça a esta terra para mudar sua face", foi a frase pronunciada por João Paulo II na ocasião, ante uma multidão estimada de um milhão de pessoas, e que foi interpretada como um incitação a resistir aos regimes totalitários da Europa do Leste.

Um ano depois, durante as grandes greves contra o regime polonês, nasceu em Gdansk (norte) o sindicato Solidariedade, cuja ação terminou com o bloco comunista e preparou a transição para a democracia na Europa Central.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;