Turismo Titulo Folia
Manaus é tendência para o Carnaval

Variedade de passeios faz aumentar em 63% a procura dos turistas para passar a Folia na Capital do Amazonas

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
06/02/2020 | 00:25
Compartilhar notícia
Divulgação


Quando se pensa em Carnaval, as imagens dos carros alegóricos na Sapucaí, no Rio de Janeiro, dos enormes blocos de rua em São Paulo, e dos trios elétricos em Salvador são as mais lembradas pelos brasileiros. No entanto, destinos fora desse eixo estão em crescimento nas buscas por viagens neste período. É o que aponta pesquisa realizada pelo Skyscanner, empresa global de viagens. É o caso de Manaus, que debuta na lista dos dez destinos mais buscados no Brasil e registrou aumento de 63% na procura pelas viagens comparado a 2019.

As festas em Manaus no Carnaval são bem animadas e contam com os tradicionais desfiles de escolas de samba, blocos de ruas, bailes e até concurso de fantasias no famoso Teatro Amazonas. Também há opções para relaxar distante do circuito, com passeios pelo rio, trilhas, praias e cachoeiras. Pacote para casal, saindo de São Paulo no sábado, dia 22, volta na terça-feira, dia 25, com voo direto e hospedagem no Go Inn, sai a partir de R$ 3.500 pelo site decolar.com.

Outro destino que está em alta é Porto Alegre, que teve crescimento de 18% nas buscas em relação a 2019 e subiu duas posições no ranking, passando de oitavo para sexto lugar entre os principais destinos dos brasileiros no Carnaval. A cidade também recebe blocos carnavalescos e conta com desfiles de escolas de samba. Para quem prefere opções mais tranquilas há passeios para aproveitar o Lago Guaíba e trilha ecológica. As passagens para o destino costumam ter bom custo-benefício. Pacote para casal, com hospedagem no Coral Tower Express, sai a partir de R$ 1.500 no período da festa.

RAZÕES
Segundo a gerente de comunicação e marketing do Skyscanner, Tahiana Rodrigues, este ano os visitantes buscam destinos alternativos. “Em nosso levantamento global de tendências de viagem mapeamos seis macrotendências que têm influenciado as escolhas e planejamento dos viajantes. Entre os brasileiros, percebemos que os lugares que possuem turismo sustentável e proporcionam experiências fora da agitação estão cada vez mais se destacando, como podemos observar para o feriado de Carnaval com a crescente de Manaus e Porto Alegre”, comenta. O levantamento ainda revela que em algumas das cidades mais populares houve diminuição nas buscas por viagens, como Salvador, que registrou queda de 31%, e Rio de Janeiro, com 23%. São Paulo teve crescimento de 4%.

Ainda assim, com exceção da Capital baiana, as outras duas cidades lideram a lista dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Outra pesquisa, desta vez da Buser, plataforma on-line de fretamento, aponta Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo como os principais destinos para o Carnaval 2020. Em seguida, aparecem Florianópolis-SC, Vitória-ES, Balneário Camboriú-SC, São Gonçalo-RJ e Curitiba-PR.

Com as passagens aéreas cada vez mais caras, a opção dos brasileiros têm sido encarar a estrada. Levantamento da Opinion Box tabulou os principais hábitos de viagem dos consumidores brasileiros. Entre os dados extraídos estão os meios utilizados para o transporte no Carnaval e, segundo o estudo, apenas 29% devem viajar de avião, contra 34% dos que preferem seguir para o destino com o próprio carro. Os viajantes de ônibus somam 26%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;